Tempo
|
A+ / A-

​Bispo de Viseu contra referendo à eutanásia

20 abr, 2018 - 11:44 • Liliana Carona

“Nunca ninguém pode dizer sim ou não à vida. O referendo à vida nunca é um modo legal”, defende D. Ilídio Leandro.

A+ / A-

Veja também:


O Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, não aceita a eutanásia como um procedimento válido na saúde e é contra a eventual realização de um referendo.

“A vida é um dom natural que deve defender-se e promover-se e a eutanásia é a provocação da morte indevida. Sou favorável que a pessoa doente seja tratada, por ventura, com medicamentos e formas de aliviar as dores que podem facilitar o abreviar da morte, mas provocar a morte de uma forma imediata e expressa, dando um medicamento para que a pessoa deixe de viver, é uma forma que não posso aceitar de maneira nenhuma”, afirma o prelado.

Nestas declarações à Renascença, D. Ilídio Leandro acrescenta que aceita a democracia dessa decisão do referendo, caso venha a ser tomada, mas acredita que o tema da eutanásia “não é um assunto referendável”, porque a vida “nunca é referendável”.

“Nunca ninguém pode dizer sim ou não à vida. O referendo à vida nunca é um modo legal”, reforça.

A discussão da legalização deve acontecer no Parlamento até junho.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+