Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Formalizado. Miguel Díaz-Canel é o novo Presidente de Cuba

19 abr, 2018 - 14:46

É o primeiro líder da ilha comunista em 60 anos a não carregar o apelido 'Castro'. Raúl mantém-se na liderança do Partido Comunista até 2021.

A+ / A-

A Assembleia Nacional cubana acabou de aprovar a nomeação de Miguel Díaz-Canel para suceder a Raúl Castro na presidência do país.

Prestes a completar 58 anos de idade (celebra o aniversário na sexta-feira), Díaz-Canel é o primeiro líder da ilha comunista que não carrega o apelido Castro. É também o primeiro Presidente do país que não participou na Revolução Cubana de 1959.

Eleito esta quinta-feira, a sua tomada de posse irá abrir um novo capítulo político no país, ainda que todos os especialistas falem numa "mudança na continuidade".

Depois de Fidel Castro ter tomado o poder numa insurreição armada há quase 60 anos, tornando-se primeiro-ministro e depois Presidente de Cuba, a deterioração do seu estado de saúde levou a que o irmão, Raúl, lhe sucedesse em 2008.

Dez anos depois, Raúl passa o testemunho a Díaz-Canel, candidato único escolhido pelos 605 deputados da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba. Permanecerá, contudo, enquanto secretário-geral do Partido Comunista até 2021, o ano em que está marcado o próximo congresso do partido único.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    23 abr, 2018 Oeiras 17:33
    Vira o disco e toca o mesmo!! Isto é a verdadeira democracia do pcp e be.
  • An
    21 abr, 2018 Na 15:34
    É por eleições destas que tanto anseiam a santa catarina e o são jerónimo!! É esta a verdadeira democracia! Não vos pondes a pau, que já falta pouco pata termos uma igual em Portugal!!
  • Agostinho Vieira C
    19 abr, 2018 USA 22:37
    Isto sim e que e ,,democracia ,,rapidez e .,, eleicoes ,,livres ,,num dia esta um ,,no dia seguinte ja esta outro ,,periodo de campanha ,,eleitoral ,,,meia duzia de horas ,,,,isto e tipo ,,democracia ,,expresso ,,,nem da para ,,respirar ,,,,,acordem ,,portugueses , a curto espaco sera a ,,democracia que vao ter em ,,Portugal pois os apoiantes destas ,,manobras ,,eleitorais ja estao no ,,lugar ,,certo para darem o ,,golpe ,, e so ,,,questao de ,,tempo ,,, e pior que isso e que os portugueses ja estao ,,,anastesiados ,,a qualquer momento pode ,,comecar a ,,operacao ,,,,,,,

Destaques V+