Tempo
|
A+ / A-

PCP contra impostos europeus

15 abr, 2018 - 16:01

João Ferreira considera que a criação de impostos europeus apenas irá beneficiar os grandes estados, que deveriam contribuir mais para o orçamento europeu.

A+ / A-

O PCP contesta a ideia de criação de impostos europeus.

Conforme a Renascença noticiou este domingo de manhã, o Governo e o PSD chegaram a um acordo para a criação de impostos que beneficiam o orçamento da União Europeia.

Mas em declarações também à Renascença, João Ferreira, do PCP, critica a ideia.

“A intenção por parte de alguns de caminharem no sentido da instituição de uma política fiscal europeia, transferindo para as mãos da União Europeia uma área que está no âmago da soberania dos Estados não podemos esperar outros resultados diferentes daqueles que temos tido de outras áreas, com resultados negativos conhecidos.”

Na posição preliminar de Portugal sobre o quadro financeiro até 2030, há acordo para a defesa de uma taxa sobre as transações financeiras e a taxação sobre plataformas digitais, bem como uma relativa ao comércio das licenças de emissão.

João Ferreira diz que estes devem servir para financiar o Estado português.

“Quanto ao imposto em concreto, as receitas recolhidas com esses impostos devem constituir receitas nacionais e não da União Europeia, porque isso vai fundamentalmente poupar os grandes estados, os grandes beneficiários da integração, que deveriam por isso mesmo contribuir mais para o orçamento da União Europeia e são assim poupados a essa contribuição, que era justa e que era necessária”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+