Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo do Porto receia “passos mal dados” na Síria

14 abr, 2018 - 12:58

D. Manuel Linda criticou ainda a lei, aprovada na sexta-feira, que permite a mudança de género aos 16 anos.

A+ / A-

Acompanhe a situação na Síria ao minuto


Preocupado com a situação na Síria, D. Manuel Linda alerta para os perigos do populismo e admite o receio que sejam dados “passos mal dados”.

Na véspera da sua entrada solene na Diocese do Porto, D. Manuel deixa, ainda, criticas à recente lei aprovada pelo Parlamento de mudança de género aos 16 anos e garante estar disponível para “sujar as mãos” e denunciar os problemas sempre que necessário.

Depois do ataque lançado pelos EUA e os Aliados na Síria, D. Manuel Linda diz estar “preocupado” com a situação e admite o seu receio do mau uso dos meios militares.

“Tenho medo que, com os meios modernos que temos de guerra, numa tentativa primeira de desafiar o inimigo, este desafio atinja dimensões irrecuperáveis e não seja possível voltar para trás, tenho medo que haja passos mal dados”.

Em declarações aos jornalistas, naquele que foi o seu primeiro ato oficial enquanto prelado da diocese, o bispo considerou ser um “contra-senso” a lei que permite a mudança de género aos 16 anos.

“Um verdadeiro contra-senso. A pessoa não tem a maturidade psicológica para assumir algo que a vai afetar para o resto da vida.”

Agora que se encontra à frente da Diocese do Porto, D. Manuel Linda garante estar disponível para “sujar as mãos” na realidade do dia-a-dia, embora reconheça o perigo de estar sempre a criticar.

“Pode haver, e às vezes há, situações em que para além de ter as mãos na realidade, é preciso haver uma denúncia. Costumo dizer que a denúncia do mal no mundo é uma espécie de carta de condução por pontos, se os gastamos, se passamos o tempo a dizer mal das coisas, não temos credibilidade. Mas se for necessário, evidentemente que o farei”.

D. Manuel tomou posse canonicamente como bispo do Porto perante o conselho de consultores do Paço Episcopal. A cerimónia de entrada solene na Diocese acontece este domingo em dia de aniversário do novo bispo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    15 abr, 2018 02:02
    "D. Manuel Linda criticou ainda a lei, aprovada na sexta-feira, que permite a mudança de género aos 16 anos." Se ele criticasse os abusos sexuais na igreja faria um melhor trabalho. Quanto à Síria concordo.

Destaques V+