Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líder parlamentar do PS confirma recusa de eutanásia para doentes que fiquem inconscientes

12 abr, 2018 - 15:23

Este processo legislativo deverá estar terminado durante a presente sessão legislativa, reafirma Carlos César, que rejeita por outro lado a ideia de referendo.

A+ / A-

Veja também:


O PS já entregou o seu projeto de lei sobre a legalização da eutanásia, um documento que tem uma diferença de fundo face ao já entregue pelo Bloco de Esquerda: no caso de o doente ficar inconsciente após o pedido de morte assistida, o processo é imediatamente suspenso.

"Em caso de inconsciência, esse processo é suspenso, sendo eventualmente retomado nos termos em que admitimos a sua processualidade", avança o líder da bancada socialista aos jornalistas, esta quinta-feira.

Carlos César refere que o projeto do PS prevê que sejam admissíveis situações de sofrimento extremo, lesão definitiva ou doença fatal e que estão afastadas as doenças mentais e os casos que envolvam menores.

"Coloca o doente como decisor sobre a prática da eutanásia, que deve ser da sua exclusiva responsabilidade e por isso deve ser assumido pelo doente de forma livre, esclarecida e num processo devidamente validado, em que fazemos interagir o médico especialista, o médico orientador, em alguns casos o psiquiatra, instituições como a Inspecção-geral de Saúde, o Conselho de Magistratura", explica.

O líder parlamentar garante que há um largo consenso sobre esta matéria na bancada socialista e volta a dizer que a vontade do PS é que o processo esteja terminado nesta sessão legislativa.

Afasta ainda a ideia de que se esteja a legislar à pressa, sublinhando que o processo está em discussão há muito tempo, que o partido fez sessões públicas sobre esta matéria e que há outros projetos de lei já entregues na Assembleia da República. Há, por isso, condições – sustenta – para o Parlamento, de forma soberana e no exercício das suas competências, decidir sobre o assunto.

Carlos César afastando, assim, a possibilidade de um referendo sobre a eutanásia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    13 abr, 2018 16:45
    Isso é um bocado óbvio, não? É mesmo preciso que seja notícia? Obviamente a eutanásia precisa do consentimento da pessoa visada. É claro que nem a igreja nem a escumalha das caixas de comentários sabem o significado da palavra "consentimento".
  • Isabel
    12 abr, 2018 Lisboa 17:03
    A Eutanásia tira dignidade aos doentes, aos profissionais e à sociedade. Porquê legislar precisamente num tempo em que os cuidados paliativos trouxeram esperança aos doentes? E depois vamos ter "o médico especialista, o médico orientador" ao serviço da morte? É arrepiante pensar em profissionais de saúde que se prestam a isto, embora não me admire de todo, depois que assisti ao "Prós e Contras", em que 2 médicos deram a cara a favor da eutanásia.

Destaques V+