Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lula da Silva está preso. A pena é de 12 anos e um mês

08 abr, 2018 - 09:01

Antigo Presidente brasileiro é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. A chegada à sede da Polícia Federal de Curitiba foi muito confusa e causou ferimentos em pelo menos nove pessoas.

A+ / A-

Veja também:


Lula da Silva entrou na noite de sábado (já madrugada de domingo em Lisboa) na sede da Polícia Federal de Curitiba, onde vai ficar preso para cumprir uma pena de 12 anos e um mês de prisão.

Segundo o portal de notícias da Globo (G1), o avião que transportava o antigo chefe de Estado do Brasil aterrou no aeroporto Afonso Pena às 22h01 (mais quatro horas em Lisboa), tendo Lula da Silva seguido depois de helicóptero para as instalações da Polícia Federal.

Lula da Silva foi colocado numa “sala especial de 15 metros quadrados, no 1.º andar do prédio” da Polícia Federal (PF), “com cama, mesa e casa de banho”, tendo sido autorizada a instalação de televisão, informa ainda o site do G1.

Luiz Inácio Lula da Silva, de 72 anos, foi o 35.º Presidente do Brasil (2003-2011) e é o primeiro ex-chefe de Estado condenado por um crime comum.

Sempre se declarou inocente e, em março, considerou mesmo que a sua prisão era “a maior barbárie” jurídica na história do Brasil, porque seria o “primeiro preso político do país no século XXI”.

A declaração foi feita no lançamento do livro “A Verdade Vencerá”, resultado de uma entrevista que deu em fevereiro a um grupo de jornalistas e intelectuais e no qual conta a sua versão de todo o processo judicial.

Na obra, de 216 páginas, o antigo chefe de Estado do Brasil afirma que está preparado para a possibilidade de ser preso, não porque reconheça a culpa, mas porque é vítima de perseguição que visa impedi-lo de disputar as eleições presidenciais de outubro (às quais já retirou a sua candidatura).

Lula da Silva foi considerado culpado do crime de corrupção e branqueamento de capitais, por ter alegadamente recebido um apartamento de luxo na cidade do litoral do Guarujá como suborno da construtora OAS, uma das empresas envolvidas nos escândalos da Operação Lava Jato.

Nove feridos em confrontos à chegada de Lula à prisão

O ambiente era de grande tensão à chegada de Lula à polícia federal em Curitiba, com centenas de pessoas a manifestarem-se a favor e contra a prisão do antigo Presidente, ainda que separados por cerca de 30 metros.

A polícia federal foi mesmo obrigada a usar gás lacrimogéneo contra os apoiantes de Lula, que protestavam junto às instalações em que aterrou o helicóptero.

Das manifestações resultaram pelo menos nove pessoas feridas, incluindo três crianças. Os ferimentos são ligeiros, mas uma criança e dois adultos foram transportados para o hospital.

Na madrugada de quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal negou um “habeas corpus” apresentado pela defesa de Lula da Silva, que visava evitar a sua prisão antes de se esgotarem os recursos na Justiça.

Na sequência da decisão do Supremo, o juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão de Lula da Silva e deu como prazo a tarde de sexta-feira para o ex-Presidente brasileiro se apresentar voluntariamente à Polícia Federal na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, sul do Brasil.

No sábado, quase 26 horas depois do prazo dado pelo magistrado, Lula da Silva saiu a pé, rodeado de seguranças, do Sindicato dos Metalúrgicos onde se encontrava desde quinta-feira, em São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, para se entregar à polícia federal.

Poucos minutos passados das 18h30 (22h30 em Lisboa), terminado o prazo de meia hora que lhe foi dado pela polícia para abandonar o edifício e após uma primeira tentativa de saída impedida pelos seus apoiantes que cercavam o local, Lula da Silva “saiu andando” e entrou num veículo da polícia federal que o aguardava nas imediações.

Depois de conduzido para a sede daquela força policial, em São Paulo, foi levado de helicóptero para o aeroporto de Congonhas, onde embarcou para o Paraná.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    08 abr, 2018 aveiro 16:38
    Lula preso !!!!!!.....................OK , o Temer e seus acólitos , são uns anjos inocentes de mãos igualmente sujas !...........Ámen !
  • Para refletir...
    08 abr, 2018 Almada 13:42
    É perigoso viver no mundo atual devido a um retrocesso civilizacional que existe! Esta frase diz quase tudo: "O juiz do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, citado pela "Folha de São Paulo", diz que a "prisão de Lula é absurda, fruto do autoritarismo desse punitivismo processual hoje em voga no país. Os recursos ainda não se esgotaram e já se precipita a prisão!". Falta isto: Segundo dois comentadores, um português e outro brasileiro, não existe nenhuma prova concreta que o tal triplex pertença a Lula, perceberam? Não será a justiça que está a precisar de ser julgada? Se neste caso com tanta publicidade, isto acontece, imaginem o que pode acontecer a um cidadão comum ignorado pelos media? Assustador!

Destaques V+