Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Escândalo Volkswagen. Vem aí uma associação de lesados

02 abr, 2018 - 13:26

Primeiras reuniões devem acontecer em abril. Luta nos tribunais é uma das ideias em cima da mesa.

A+ / A-

Está a ser criada uma associação nacional de clientes prejudicados pelo escândalo de emissões da Volkswagen. De acordo com um dos promotores da iniciativa, Hélder Gomes, a formalização deve ser concluída até ao final de Abril.

A ideia é dar força aos lesados particulares que adquiriram veículos afetados por esta polémica. Hélder Gomes calcula que se trata de cerca de 100 mil pessoas. "Existem cerca e 125 mil veículos com este motor. Existem clientes empresariais, veículos em leasing ou com sistemas de renting, que não entram para esta contabilidade. Se quiser retirar 25 mil, o que já é muito generoso, estamos a falar de cerca de 100 mil lesados que podem fazer parte desta associação", explica, em declarações à Renascença.

A ideia da formação de uma organização surgiu inspirada nos lesados do BES e pretende também “alertar muitas pessoas que ainda não estão a par” dos problemas gerados pelas reparações.

De acordo com um estudo da Deco, divulgado em janeiro, os portugueses com carros afetados pelo escândalo acabaram por pagar, em média, 957 euros em arranjos. A associação de consumidores, com as congéneres europeias, fez um inquérito a milhares de proprietários e ficou demonstrado que, após a correção do software, registou-se um aumento do consumo (55%), perda de potência (52%) e um motor mais ruidoso (37%).

Uma das coisas que a organização vai defender é a não obrigatoriedade de reparar os automóveis que emitem mais do que a empresa alegava quando os vendeu. Questionado sobre se isso não irá permitir a circulação de carros mais poluentes, o promotor da organização aponta para a marca. "Isso é um problema da Volkswagon, não do consumidor, porque o consumidor quando comprou o carro não sabia que o carro tinha esse problema", diz.

[Notícia atualizada às 16h54]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    20 dez, 2018 17:49
    Como é possível que após todos estes testemunhos haja alguém (entidade) neste país que obrigue um proprietário a danificar a sua viatura? Não está visto que a solução não é a adequada? Pior, onde está a prova de que houve efectiva redução após a intervenção? A intervenção só serve para estragar. Como alguém pode obrigar a isso? Só se tivermos governantes desonestos!!! Temos1? Fomo nós que os colocámos lá...! Não sei que a solução mas, obrigarem as pessoas a estragarem as suas viaturas é que não pode ser.
  • Rui Gonçalves
    25 mai, 2018 Vieira de Leiria 16:37
    Isto realmente é com cada um que até mete dó, vejam bem o comentário que alguém aqui colocou: "ANTONIO 04 ABR, 2018 LISBOA 17:37 Eu tenho um VW jetta de 1989 e os tipos da oficina não querem instalar um novo sistema de injeção directa para reduzir as emissões também quero juntar me aos lesados." Realmente, mas será que este tal Antonio tem dois palmos de testa ? Então o homem tem um carro com 30 anos que nem sequer tem o motor afectado e quer ver se arranja um carro novo à borla. Este é um exemplo das intenções de muitos que se queixam sobre o fix, no fundo estão todos a ganhar algum à custa da situação ... é só chico espertos !
  • Antonio oliveira
    30 abr, 2018 Figueiro dos vinhos 21:49
    Comprei novo seat ibisa 1.9 tdi depois da alteraçao numca mais foi o mesmo carro apoio a associaçao e vou fazer mais uma reclamaçao Cumprimentos Anto io Oliveira
  • Manuel Luis
    27 abr, 2018 Castelo Branco 15:31
    Eu também sou um dos lesados da volkswagen ,tenho uma passate de 2011 sempre andou bem nunca deu sinal de nada ate aos 121000, a partir do dia em que foi fazer a dita actualização ,a pedido pelo marca por carta ,notei que o carro estava diferente,numa das viagens que fiz deu-me um pequeno cinal de falho no motor não levei que estivesse ligado a tal modificação ,nesta viagem que ia fazer mas que não pude porque a carrinha começou a falhar a luz da resistencia e do motor acendeu não pude seguir viagem esta no concessionario e aguardo que a carrinha volte a ficar como era antes cem qualquer problema
  • Bia
    12 abr, 2018 Aveiro 10:40
    Bom dia, eu também sou uma das lesadas da volkswagen, tenho um Skoda comprado NOVO em 2014, que ESTAVA um espectaculo! até a actualização ser feita...desde Dezembro de 2017 até agora(12-4-18) já fui á oficina oficial Skoda em Aveiro 5 vezes... sim 5 vezes,.... eles dizem que no diagnóstico do carro está tudo normal,...NORMAL?!? como é possível um carro que estava em prefeitas condições, antes da actualização .... de repente parar no meio da estrada (aconteceu 2 vezes), engasgar-se por todo lado, perder potência, e o consumo aumentou que foi uma coisa louca! ... pois para eles pelos vistos é normal...já fiz queixa na SIVA em Fevereiro,... até agora NADA! Agradecia no entanto, se possível .... as informações para me poder juntar á associação nacional de clientes prejudicados pelo escândalo de emissões da Volkswagen. Obrigado
  • Antonio
    04 abr, 2018 Lisboa 17:37
    Eu tenho um VW jetta de 1989 e os tipos da oficina não querem instalar um novo sistema de injeção directa para reduzir as emissões também quero juntar me aos lesados.
  • Yvonne Novo
    04 abr, 2018 Viana do castelo 15:21
    também sou uma das lesadas do grupo Volkswagen, desde o dia que foi feita a intervenção obrigatória o motor faz mais barulho , tem consumos altíssimos e está sempre a fazer a regeneração. Gostaria de saber como posso juntar-me ao protesto!!!
  • VITOR MATOS
    03 abr, 2018 ODIVELAS 23:49
    Boa noite meus senhores,comprei o meu Volkswagen golf 1.6 tdi em 2011 na soauto de loures. tenho a viatura a sete anos nunca me deu problemas , ate fazer a açâo de chamada ea 189, a partir desse dia o meu carro começou a falhar a frio, e a consumir mais combustível. já fui duas vezes reclamar , simplesmente nao querem saber ,ainda se riem com ar de sarcásticos, uma vergonha. por isso meus senhores nao recomendo.
  • AMANDIO PEREIRA
    03 abr, 2018 SÃO JOÃO DA MADEIRA 17:16
    Eu despachei um Audi A1 pois acabou a garantia e com 40.000 km s estava cheio de problemas. Comprei um mercedes classe A que é um espetáculo. AUDI NUNCA MAIS.
  • Carlos leite
    03 abr, 2018 Lisboa 16:16
    Boas tardes eu faço parte dos lesados tenho um vw golf 1.6 tdi ja fui chamado a oficina para a tal alteração fraudulenta E posso dizer que desde esse dia o motor não é o mesmo tem consumos altíssimos e está sempre a fazer a regeneração. Gostaria de saber como posso juntar-me ao protesto!!!

Destaques V+