Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra diplomática trava cimeira entre Putin e Trump

02 abr, 2018 - 14:27

Trump desafiou Putin para uma cimeira na Casa Branca, mas expulsões de diplomatas tornam as discussões “difíceis”, diz o Kremlin.

A+ / A-

Cronologia interativa: O que sabemos sobre o caso Skripal


A guerra diplomática entre a Rússia e o Ocidente, devido ao caso Skripal, está a travar a realização de uma cimeira entre Vladimir Putin e Donald Trump.

Segundo a Reuters, Trump propôs a cimeira num telefonema, a 20 de março, mas um assessor do Kremlin disse, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que a atual crise, marcada pela expulsão mútua de diplomatas entre Washington e Moscovo, está a tornar difícil falar desse assunto.

Os EUA expulsaram 60 diplomatas russos no seguimento da tentativa de homicídio de Sergei Skripal, em Inglaterra, no dia 4 de março. Londres acusa os russos de estarem por detrás desta tentativa de homicídio, que foi levada a cabo com um agente nervoso de fabrico soviético. Moscovo nega tudo e acusa o Reino Unido de estar a provocar uma crise.

“Com este pano de fundo de eventos, é difícil discutir a possibilidade de promover esta cimeira”, disse esta segunda-feira o assessor Yuri Ushakov.

“Queremos acreditar que as discussões podem começar. Queremos esperar que sim, um dia, numa altura ou noutra, poderemos iniciar um diálogo sério e construtivo”, acrescentou.

A conversa entre Trump e Putin no dia 20 de março já tinha sido noticiada. Na altura o Presidente americano foi criticado por ter congratulado o seu homólogo russo pela sua reeleição, mas não se divulgou o convite para uma cimeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+