Tempo
|
A+ / A-

Vaticano nega que acordo com a China esteja “iminente”

29 mar, 2018 - 15:09

O acordo de que se tem falado na imprensa permitiria a regularização da Igreja Católica na China.

A+ / A-

O Vaticano nega que esteja “iminente” um acordo com a República Popular da China para regularizar o estatuto da Igreja Católica naquele país.

Nos últimos meses têm circulado diversos rumores sobre um eventual acordo entre o Estado comunista e Roma, gerando inclusivamente alguma polémica, mas numa nota divulgada esta quinta-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé é dito claramente que tal acordo não está prestes a ser firmado. Não é negado nem confirmado, contudo, a existência de negociações para que se chegue ao tal acordo.

“Posso afirmar que não está ‘iminente’ a assinatura de um acordo entre a Santa Sé e a República Popular da China”, diz o diretor da Sala de Imprensa, Greg Burke.

“Gostaria de sublinhar que o Santo Padre Francisco permanece em constante contacto com os seus colaboradores em relação aos assuntos chineses e que acompanha os passos do diálogo, que continua”, diz ainda.

Embora os detalhes não tenham sido confirmados, o suposto acordo permitiria um entendimento entre a China e o Vaticano sobre a nomeação de bispos. Atualmente a China rejeita que o Vaticano tenha o direito de nomear os bispos para a China, considerando que se trata de uma ingerência nos assuntos internos do país. Apesar de oficialmente ateu, o regime comunista da China procura regular os assuntos religiosos do país, para a Igreja Católica e não só.

Os padres e bispos chineses são obrigados a estarem inscritos na Associação Patriótica Católica, gerida pelo Partido Comunista. Somente estes são considerados “oficiais” pelo Estado. Contudo, muitos recusam, por fidelidade ao Papa, e são por isso apelidados de “clandestinos”.

No país coexistem, por isso, duas hierarquias, uma oficial e outra clandestina, e duas comunidades paralelas.

O acordo, segundo os detalhes que têm sido divulgados, mas que carecem de confirmação, permitiria o reconhecimento dos bispos “oficiais” que continuam excomungados pelo Vaticano, com o regime a aceitar os que por enquanto considera clandestinos.

A normalização das relações entre o Vaticano e a China é um sonho antigo da Santa Sé. Bento XVI apostou fortemente no diálogo com Pequim e o Papa Francisco tem-no feito também.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+