Tempo
|
A+ / A-

Lei contra o véu foi “fracasso total” na Áustria

28 mar, 2018 - 18:52

Desde que entrou em vigor a lei apenas foi invocada quatro vezes para o véu islâmico, sempre para a mesma mulher. De resto foram advertidos mascotes, esquiadores e turistas com máscaras contra a poluição.

A+ / A-

Um fracasso total. É assim que fontes policiais descrevem os efeitos da lei que proíbe a cobertura da cara em público na Áustria.

A lei tinha como objetivo promover a integração de muçulmanos, evitando que as mulheres desta religião cubram a cara com véus tradicionalmente usados em alguns países de maioria muçulmana, como o niqab e o hijab.

Contudo, desde que entrou em vigor em outubro do ano passado a lei apenas foi invocada quatro vezes pelas autoridades no que diz respeito a cobertura da face por motivos religiosos e esses quatro incidentes foram todos com a mesma mulher.

De resto houve 25 casos de advertências por causa de coberturas faciais. Estas incluem um grupo de turistas asiáticos que estavam a usar máscaras anti-poluição no aeroporto de Viena e alguns adeptos de desportos de inverno que envergavam máscaras de ski.

Um homem foi obrigado a remover uma máscara de tubarão quando fazia publicidade, vestido desse animal aquático, a um restaurante chamado McShark e, num dos casos mais bizarros, um homem vestido do coelho Lesko – mascote oficial do programa de aproximação aos jovens do Parlamento austríaco – foi obrigado a tirar a cabeça do fato, durante uma sessão de filmagens.

Em declarações à revista austríaca “Profil”, um representante do sindicato dos polícias disse que “se o objetivo desta lei era promover a luta contra o islão conservador, apenas posso dizer que foi um fracasso total”.

Na altura em que a lei foi aprovada motivou protestos da comunidade islâmica que argumentou tratar-se de uma medida inútil, uma vez que em todo o país apenas cerca de 150 mulheres usavam véus que tapam a cara, isto apesar de os muçulmanos comporem cerca de 10% da população austríaca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+