Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alcochete e Loures defendem mais acessos à Vasco da Gama

28 mar, 2018 - 09:53

Ponte foi inaugurada a 29 de março de 1998, sendo ainda hoje uma das maiores pontes do mundo.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Alcochete defendeu a "necessidade imperiosa" de construção de mais um acesso à Ponte Vasco da Gama no seu concelho, enquanto o presidente de Loures realçou que também Sacavém está mal servida de ligações.

Fernando Pinto (PS), autarca de Alcochete, no distrito de Setúbal, onde a ponte amarra em terra na margem sul, defendeu que faz falta no seu concelho uma nova acessibilidade à Vasco da Gama, o "que deveria ser resolvido com a maior brevidade possível".

"Alcochete tem apenas um acesso à Ponte Vasco da Gama, que afunila junto à praça das portagens, mas há uma necessidade imperiosa que, num curto espaço de tempo, essa acessibilidade seja maior", afirmou.

Fernando Pinto explicou, por outro lado, que "ainda continuam a existir em Alcochete pessoas que, para acederem à ponte têm de dar um passo atrás para depois darem um passo em frente" e assim conseguirem chegar à Vasco da Gama.

Uma área regenerada na zona oriental

A construção da Ponte Vasco da Gama, há 20 anos, "alterou radicalmente a zona Oriental de Loures e de Lisboa, criando novas e importantes acessibilidades", o que, "juntamente com a Expo'98, permitiu uma regeneração junto ao rio muito importante", salientou, pelo seu lado, Bernardino Soares (CDU), atual presidente da Câmara de Loures.

Apesar da ligação facilitada dos concelhos de Lisboa e de Loures ao sul, de acordo com o autarca de Loures, o projeto deixou ainda por resolver algumas acessibilidades.

"Ficaram ainda por resolver alguns problemas que novas vias sempre trazem, com o isolamento no acesso a algumas dessas vias de certas zonas do nosso concelho, em particular na cidade de Sacavém, que não ficou tão bem servida como devia de ligações quer à 2ª Circular ou ao Eixo Norte-Sul ou ao IC2", disse.

Questionado se defenderia a mesma localização para a ponte Vasco da Gama, caso fosse na altura presidente da autarquia, Bernardino Soares respondeu afirmativamente, ressalvando que "poderia ter existido melhores soluções nalgumas localizações que permitissem uma melhor acessibilidade e um menor fechamento das localidades que foram mais afetadas pela ponte Vasco da Gama".

"De toda a forma, julgo que foi um momento de avanço de ligação das duas margens do Tejo e infraestruturação de uma Área Metropolitana que estava a precisar desse tipo de equipamento", sublinhou.

Inauguração em 98

A Ponte Vasco da Gama, que liga a zona oriental de Lisboa e o concelho de Loures ao Montijo e a Alcochete, na margem Sul do rio Tejo, foi inaugurada a 29 de março de 1998, sendo ainda hoje uma das maiores pontes do mundo.

Na obra foram utilizadas 100 mil toneladas de aço, 730 mil toneladas de betão e foram empregadas 150 vigas-tabuleiro pré-fabricadas.

A ponte tem uma esperança de vida de 120 anos, tendo sido projetada para suportar velocidades do vento de 250 km/h e resistir a um sismo 4,5 vezes mais forte ao Terramoto de Lisboa, em 1755.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+