|

 Casos Ativos

 Internados

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

​Euribor negativa. Bancos podem ser obrigados a dar desconto nas prestações da casa

22 mar, 2018 - 09:33

PS mostra abertura para alterações legislativas que, no entanto, a concretizarem-se, só irão beneficiar os clientes dos bancos quando a taxa Euribor subir para valores positivos.

A+ / A-

A taxa Euribor negativa pode vir a dar crédito para descontar nos juros do empréstimo da casa. A notícia está a ser avançada pelo “Público”.

Segundo o jornal, o PS junta-se ao Bloco de Esquerda para uma solução que estava congelada há dois anos que prevê que os bancos façam refletir nas prestações da casa, a taxa de juro negativa.

No entanto, isso só deve acontecer quando a Euribor subir.

Caso sejam aprovada a alteração legislativa, que se aplicará a todos os contratos em vigor, vai beneficiar os clientes que têm contratos associados à Euribor a três e seis meses e spreads (margem comercial do banco somada à Euribor) entre 0,25% e 0,30%. Neste momento, estes clientes, que poderão ser já um número considerável, não pagam juros, amortizando apenas capital.

As taxas Euribor estão negativas há cerca de três anos ­ em fevereiro, a de três meses estava em -0,328%, a de seis meses a 0,274% e a de 12 meses a 0,191% – e é expectável que se mantenham, com pequenas variações, nos mesmos valores até ao final do ano.

O próximo ano deverá trazer uma subida, mas é impossível antecipar o seu ritmo, que vai depender em muito de decisões a tomar pelo Banco Central Europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.