Tempo
|
A+ / A-

Nicolas Sarkozy acusado de corrupção

21 mar, 2018 - 20:12

Antigo Presidente de França ficará sob “supervisão judicial” enquanto decorrer o processo.

A+ / A-

O antigo Presidente francês foi formalmente acusado dos crimes de financiamento ilegal de campanha eleitoral, corrupção passiva e encobrimento de fundos públicos da Líbia, avança o jornal “Le Monde”.

Depois de dois dias de interrogatório na sede da Polícia Judiciária em Nanterre, Nicolas Sarkozy ficará sob “supervisão judicial” enquanto decorrer o processo.

O processo judicial teve origem num documento líbio, publicado em maio de 2012 no 'site' de informação "Médiapart", no qual é revelado que o ex-chefe de Estado francês teria recebido dinheiro do antigo líder líbio Muammar Kadafi.

Em novembro de 2016, o empresário e intermediário Ziad Takieddine afirmou ter recebido cinco milhões de euros em dinheiro entre o final de 2006 e início de 2007, de Tripoli para Paris, que entregou a Claude Géant e Nicolas Sarkozy.

A Justiça francesa recuperou a agenda do ministro do Petróleo de Kadafi, Choukri Ghanem, que morreu em 2012 em circunstâncias pouco claras, onde os pagamentos de dinheiro a Sarkozy eram mencionados.

Um ex-colaborador do líder líbio que estava encarregue das relações com a França, Bechir Saleh, também assegurou ao "Le Monde" que Kadafi disse que "ele havia financiado Sarkozy".

Sarkozy sempre negou as acusações, classificando-as de "manipulação e crueldade".

Foi eleito o 23.º Presidente e ocupou o Eliseu entre 2007 e 2012. Durante o seu mandado baixou os impostos dos ricos, valendo-lhe a alcunha de Presidente 'bling-bling’, flexibilizou a legislação laboral para diluir as 35 horas semanais instituídas por um anterior Governo socialista e promoveu uma reforma nas pensões para aumentar a idade dos 60 para os 62 anos até 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+