Tempo
|
A+ / A-

Marcelo elogia “extraordinárias capacidades de liderança espiritual” de D. Manuel Linda

15 mar, 2018 - 23:01

Chefe de Estado recebeu notícia da nomeação como Bispo do Porto “com grande júbilo”.

A+ / A-

O Presidente da República destacou as "extraordinárias capacidades de liderança espiritual" de D. Manuel Linda, hoje nomeado pelo Papa Francisco para dirigir a diocese do Porto, numa mensagem de congratulação publicada no sítio da Presidência.

"Foi com grande júbilo que, na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas, recebi a notícia da designação, por Sua Santidade o Papa Francisco, de Manuel da Silva Rodrigues Linda como Bispo do Porto", refere Marcelo Rebelo de Sousa na mensagem.

O Presidente realça o pastor da Igreja mas, em simultâneo, o "intelectual e académico respeitado", lembrando que "não por acaso (Manuel Linda) estudou profundamente a obra de seu antecessor António Ferreira Gomes".

Afirma Marcelo que "Manuel Linda revelou extraordinárias capacidades de liderança espiritual e moral à frente da Diocese das Forças Armadas, onde se destacou pela contenção e serenidade do verbo, pelo apego aos valores e aos princípios matriciais da instituição castrense e por um profundo amor a Portugal".

D. Manuel Linda, até agora bispo das Forças Armadas e de Segurança, foi nomeado pelo Papa Francisco para dirigir a diocese do Porto.

O novo bispo do Porto publicou no sítio da diocese uma mensagem aos católicos da região: "Não é sem emoção que regresso ao Porto passadas quase quatro décadas depois da minha formação no seu seminário Maior".

O anterior titular do cargo agora ocupado por D. Manuel Linda era D. António Francisco dos Santos, que morreu, vítima de ataque cardíaco, em 11 de setembro de 2017.

D. Manuel Linda, de 61 anos, ordenou-se padre em Vila Real e foi bispo auxiliar de Braga, antes de se tornar bispo das Forças Armadas e de Segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+