Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Holanda. Justiça investiga quatro casos de eutanásia

12 mar, 2018 - 21:22

Situações envolvem mulheres com mais de 67 anos. Dados mostram que cerca de 7.000 pessoas foram submetidas à eutanásia no ano passado.

A+ / A-

O Ministério Público vai investigar as mortes medicamente assistidas de quatro mulheres na Holanda. De acordo com o jornal “The Guardian”, os Comités Regionais de Revisão da Eutanásia encontraram irregularidades nestes casos.

A primeira situação envolve uma mulher de 67 anos que, incapacitada de expressar a sua vontade por sofrer de Alzheimer, foi submetida à eutanásia em maio.

A segunda diz respeito a uma mulher, de 84 anos, submetida à morte assistida em junho, depois de ter expressado o desejo de morrer por sofrer de várias doenças que a incapacitavam fisicamente.

A terceira está relacionada com uma mulher de 72 anos, que terá tido morte assistida em abril. Sofria de metástases de cancro e entrou em coma, o que impossibilitou que o médico verificasse se a decisão.

O último caso, envolve uma mulher, de 84 anos, que foi submetida à eutanásia em fevereiro. Devido a um enfisema pulmonar, a octogenária queixou-se de que a sua liberdade de movimento estava bastante limitada.

Dados oficiais mostram que cerca de 7.000 pessoas foram submetidas à eutanásia no ano passado.

A Holanda foi o primeiro país europeu a regulamentar a prática da eutanásia em 2002.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+