Tempo
|
A+ / A-

Será desta? Nova tentativa para desencalhar navio espanhol envolve Força Aérea

12 mar, 2018 - 06:31

Operação de reboque só deverá acontecer com a preia-mar da meia-noite. O “Betanzos” encalhou junto ao Bugio (Tejo) há quase uma semana.

A+ / A-
Navio encalhado já não tem tripulantes e aguarda pelo reboque de Gibraltar
Navio encalhado já não tem tripulantes e aguarda pelo reboque de Gibraltar

São retomadas esta segunda-feira de manhã as operações para tentar desencalhar o navio espanhol "Betanzos", encalhado ao largo do Bugio, na foz do rio Tejo.

Às 9h30, começam os preparativos para, só por volta da meia-noite, se dar início ao reboque propriamente dito. Nesta que é a quarta tentativa para desencalhar o barco vão participar seis especialistas da empresa "Smit" e uma aeronave na Força Aérea Portuguesa para colocar quatro tripulantes a bordo do navio.

Especialistas e tripulantes deverão operacionalizar os meios e repor a eletricidade no navio.

“Temos uma preia-mar à meia-noite. A preparação de todo sistema demorará seguramente cinco horas ou mais, por isso a primeira preia-mar, antes do meio-dia, não será aproveitada e teremos de aguardar condições mais propícias e que permitam fazer o trabalho”, refere o comandante da capitania do porto de Lisboa, Coelho Gil, à Manhã da Renascença.

A ação será coordenada pelo capitão do porto de Lisboa, em articulação com o Centro de Operações Marítimas (COMAR).

O “Betanzos” encalhou na madrugada do dia 6 de março pelas 1h00, à saída da barra de Lisboa, após a ocorrência de uma falha total de energia e de tentativa de fundear.

O mau tempo, com muita agitação marítima, que se tem feito sentir não tem facilitado as operações. A tripulação foi entretanto retirada do navio, que carrega oito mil toneladas de areia.

Quanto à possibilidade de derrame de combustível, o capitão do porto de Lisboa diz que é muito reduzida.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ZÉ Maria
    13 mar, 2018 Barcelos 21:18
    .O CARGUEIRO ENCALHADO no Tejo. . Um dia descendo o Rio Cavado e já á tardinha, numa zona de influencia de maré, freguesia de Goios, Esposende. Ví que um trator agrícula estava emterrado na areia, nessa altura os lavradores estavam todos equipados com tractores novos e cada qual o mais putente, com dinheirinho fresquinho distribuido pelo tio CAVACO. Se numa freguesia focem necessários 3 tractores havia 30. Já se ia de tractor á missa, para a praia, e até para as romarias era lindo. Então o tractor enterrado nececitava de ser rebocado urgentemente, porque a maré não perduava e não perduou, Os lavradores com aquela importância que lhes é peculiar, lá iam fazendo o geito a sua moda. O primeiro tractor iria rebocar o aflito, ficou lá, o segundo já ia rebocar dois, também ficou, o terceiro, iria rebocar tres, também ficou, e assim socessivamente, até que a maré disse chega, e ja eram 7, cobriu-os a todos. Mas estamos a falar de lavradores que o mais importante para eles é a terra e e os trabalhos agrículas. Com o barco encalhado estamos a fazer o mesmo. Primeiro dois rebocadoresitos, depois uma coisa mais potente, depois aparece mais um que daria para rebocar os farilhões um por um. O barco está lá ancorado e alapado na cama já feita pela areia, será que alguém duvida? Não duvidem, o Zé Parolo continua á espera por uma notícia que diga finalmento o barco desemcalhou. Porque não socorreram o barco quando andava á deriva antes de encalhar? (Desculpem os erros gramaticais)...
  • Vasco
    12 mar, 2018 Santarém 22:23
    E parece que vai ser elevado com um helicóptero Kamov!.
  • josé Gonçalves
    12 mar, 2018 PAREDE 13:08
    Uuuum, areia (8.000 toneladas) de Portugal para Marrocos ... ??? Onde fica o deserto do Sara ?

Destaques V+