Tempo
|
Economia das Coisas
O que não sabe, mas vai gostar de saber sobre Economia. Segundas-feiras às 9h40 e 17h40 (reposição)
A+ / A-
Arquivo
Economia das Coisas - Uma mente brilhante - 12/03/2018

Economia das Coisas

A brilhante mente de John Nash

12 mar, 2018


Esta semana falamos de um matemático que deu origem a um filme para voltarmos à Teoria dos Jogos.

Até 2001, John Nash era praticamente desconhecido para a maioria das pessoas, mesmo tendo sido galardoado com o Nobel da Economia em 1994. O matemático norte-americano inspirou o filme "Uma mente Brilhante", lançado nesse ano, e o ator Russel Crowe interpretou o papel. O filme ganhou 4 Óscares.

Mas o que tem de especial um matemático que dedicou a investigação à Teoria dos Jogos e Geometria Diferencial para interessar os produtores de Hollywood?

Além da genialidade, Jonh Nash sofria de esquizofrenia, mas não é isso que nos interessa para o Economia das Coisas. Jonh Nash foi o responsável pelo conceito de Equilíbrio de Nash na Teoria dos Jogos, muito utilizada no estudo das estratégias de empresas em situação de oligopólio ou, melhor, de duopólio.

O professor Steffen Hoernig, da Nova School of Business and Economics, explica que Jonh Nash se centrou no tipo de jogos não cooperativos em que nenhum ator quer mudar a sua opção, face ao que o outro concorrente poderá fazer.

O equilíbrio de Nash corresponde, assim, a uma combinação de estratégias em que a tática de cada jogador é a melhor possível para ele próprio, tendo em consideração a estratégia escolhida pelo outro jogador.

Nesse contexto, o resultado do jogo agrada a ambos os jogadores, pelo que nenhum deles tem incentivo para alterar a posição.

E assim terminamos uma série de três edições sobre a Teoria dos Jogos e a sua importância para a economia.

John Nash morreu em 2015, aos 86 anos, quando o táxi em que seguia com a mulher se despistou.

Para críticas e sugestões pode enviar um email para paulo.pinto@rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.