Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autoridades preparam quarta tentativa para desencalhar navio no Tejo

09 mar, 2018 - 20:16

Um rebocador de grandes dimensões já chegou de Gibraltar e a operação pode começar nas próximas horas.

A+ / A-

A quarta tentativa para desencalhar o cargueiro espanhol “Betanzos”, que está junto ao farol do Bugio, em Lisboa, poderá ocorrer ainda noite esta sexta-feira.

A garantia foi avançada em conferência de imprensa pelo comandante do Porto de Lisboa, Coelho Gil.

Um rebocador de grandes dimensões já chegou de Gibraltar e a operação pode começar nas próximas horas.

“O cabo de reboque está a ser montado pela equipa de especialistas, será instalado a bordo do rebocador. Estou em contacto com esta equipa e com o armador do navio e as tentativas de remoção podem ocorrer quando todo o sistema de reboque estiver montado. Isso poderá ocorrer durante a noite”, explica o comandante Coelho Gil.

O responsável admite que pode ocorrer um derrame do combustível que está nos tanques do navio, uma vez que a embarcação está exposta às ondas.

Contudo, antes de saíram do “Betanzos”, os tripulantes dividiram o combustível pelos vários depósitos da embarcação, para minimizar uma eventual fuga devido a um rombo.

“Os tanques estão todos isolados. O processo de mitigação de um eventual derrame foi controlado a bordo pelos tripulantes antes de serem recolhidos de modo preventivo. Toda esta quantidade de hidrocarbonetos está isolada e não se espera que ocorram derrames se as condições se mantiverem”, afirma comandante do Porto de Lisboa.

A bordo do cargueiro estão 130 toneladas de combustível marítimo e 20 toneladas de resíduos oleosos.

O navio de bandeira espanhola "Betaznos", com 10 tripulantes a bordo, encalhou na madrugada de terça-feira, cerca das 1h00, à saída da barra de Lisboa, após uma falha total de energia e da tentativa de fundear.

As tentativas de desencalhe realizadas logo na terça-feira e, depois, na quarta-feira e quinta-feira, foram infrutíferas.

A operação de resgate da tripulação do navio encalhado junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, foi concluída durante a tarde de quinta-feira, por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.

Os 14 elementos da tripulação, dez da tripulação e quatro elementos técnicos, que foram resgatados por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.

Navio encalhado já não tem tripulantes e aguarda pelo reboque de Gibraltar
Navio encalhado já não tem tripulantes e aguarda pelo reboque de Gibraltar
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+