Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ajuda chega finalmente a Ghouta Oriental

05 mar, 2018 - 15:40

Após sete anos de guerra, a Síria está longe de estar em paz, mas Ghouta é um dos últimos redutos dos rebeldes ligados à al-Qaeda. Como sempre, entre rebeldes e militares leais ao regime, quem mais sofre são os civis.

A+ / A-

Já terá chegado a Ghouta Oriental o comboio humanitário das Nações Unidas.

A indicação está a ser avançada pela agência Reuters que, contudo, refere que as forças governamentais sírias só autorizaram a passagem de mais de 40 camiões depois de, alegadamente, terem retirado parte do material cirúrgico destinado ao tratamento dos feridos.

O quadro humanitário no enclave rebelde nos arredores de Damasco é, nesta altura, o mais preocupante no conflito sírio.

Em declarações à Renascença, David Swanson – porta-voz da coordenação humanitária da ONU na Síria – explica que "há pelo menos três milhões de pessoas com necessidades urgentes de apoio humanitário na Síria" e que, dessas, "mais de 420 mil encontram-se em zonas sitiadas, quer pelo exército sírio, quer por milícias rebeldes".

O diálogo com as partes em conflito “é um elemento decisivo para garantir a segurança à passagem das colunas humanitárias”.

Swanson lamenta “a enorme volatilidade que se vive em Ghouta Oriental” que, de acordo com este responsável, “concentra 94% da população síria que vive sitiada” em território sírio.

Ghouta oriental é um enclave ocupado pelos rebeldes junto a Damasco. Toda a zona circundante é dominada pelas forças leais ao regime. Calcula-se que em Ghouta vivam mais de 400 mil pessoas, na esmagadora maioria civis.

As forças armadas da Síria têm levado a cabo uma campanha de bombardeamento de Ghouta, procurando levar os rebeldes a render-se, numa situação muito parecida com a que se passou em Alepo oriental, que foi finalmente libertada pelo regime em 2016, após uma campanha que causou muitos mortos e também mobilizou a comunidade internacional.

São pelo menos três os grupos rebeldes activos em Ghouta, todos de natureza islâmica extremista e a população é usada como escudo humano. Os morteiros lançados de Ghouta para Damasco têm feito também dezenas de mortos nos últimos meses.

As tentativas de mediar um cessar-fogo têm sido muito complicadas. Um cessar-fogo foi aprovado pelas Nações Unidas, mas excluía grupos terroristas. Uma vez que o regime, com o apoio da Rússia, apelida os grupos rebeldes de terroristas, tem continuado os ataques.

Vladimir Putin, numa mostra de força e de influência na região, impôs um cessar-fogo temporário, de cerca de cinco horas por dia, que possibilitou finalmente a entrada de ajuda humanitária esta segunda-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+