Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo “muito feliz” com novo debate sobre financiamento dos partidos

02 mar, 2018 - 17:40

Presidente da República, que vetou a primeira versão do diploma, diz que os partidos fizeram o que era fundamental: discutir do assunto.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, declara-se muito feliz com a discussão no Parlamento sobre a lei de financiamento dos partidos.

Marcelo Rebelo de Sousa, que vetou a primeira versão do diploma, diz que os partidos fizeram o que era fundamental, que era a discussão do assunto.

“Sinto-me muito feliz porque foi feito aquilo que era fundamental e que eu queria com o veto, que era uma nova discussão, um debate alargado, razões aprofundadas. Se a isso acrescer quem em pontos importantes houve o repensar do diploma, então quer dizer que os partidos fizeram um esforço para ir ao encontro de motivações positivas, não para o Presidente, mas para os portugueses, em geral. Vamos esperar pelo texto, demora sempre umas semanas, mas o facto de ter havido uma discussão alargada e uma explicação satisfaz-me muito”, afirma Marcelo.

Perante a insistência dos jornalistas sobre a manutenção no essencial do diploma, o Presidente esclareceu que o veto não significa a tentativa de imposição da sua opinião. Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa diz que os partidos foram ao encontro das suas preocupações.

O chefe de Estado falava aos jornalistas, no Porto, no final da visita oficial de dois do Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Marcelo Rebelo de Sousa tinha vetado o diploma e enviado algumas recomendações ao Parlamento.

O Parlamento decidiu esta sexta-feira manter a angariação de fundos sem limites, mas recuou no IVA.

As alterações à lei do financiamento dos partidos aprovadas esta sexta-feira mantêm a porta aberta a actividades como financiamento ilegal e branqueamento de capitais e são uma "provocação ao Presidente da República", alerta o presidente da Associação Transparência e Integridade.

Em declarações à Renascença, João Paulo Batalha fala numa lei com "o pior de dois mundos", que vai permitir aos partidos “receberem dinheiro privado sem qualquer limite”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Para refletir...
    02 mar, 2018 Almada 18:19
    Como entendo que vivemos numa democracia, e numa democracia tudo pode e deve ser comentado se tiver interesse público e contribuir para uma maior transparência, o Sr. Presidente devia comentar este estudo da DECO que se encontra aqui e noutros lados: "http://rr.sapo.pt/video/117597/portugueses_confiam_muito_pouco_na_justica". Além disso isto tem mais impacto na vida das pessoas que o financiamento dos partidos.

Destaques V+