Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Deputado do PAN criticado e vaiado por falar em "partidos lavandaria"

02 mar, 2018 - 14:06

André Silva causou indignação no Parlamento, ao afirmar que a nova lei é "um retrocesso para um modelo de financiamento partidário totalmente opaco".

A+ / A-

O debate da reapreciação do veto presidencial às mudanças no financiamento partidário, no parlamento, foi calmo até André Silva, do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) acusar a lei de "transformar os partidos em lavandarias".

Ouviram-se vaias e protestos, da parte das bancadas do PS, do PCP e do PEV, que não gostaram de ouvir André Silva dizer que, com a angariação de fundos com tetos elevados ou sem limite, a lei quer "transformar os partidos em lavandarias".

É "um retrocesso para um modelo de financiamento partidário totalmente opaco", clamou o deputado do PAN, que depois ouviu José Silvano, do PSD, dizer que é do norte, ainda se lembra de ver pessoas a lavar roupa à mão.

"Não aceito esse rótulo", clamou Silvano, recusando a ideia de que os "partidos são máquinas de lavar dinheiro".

Minutos mais tarde, foi Ana Catarina Mendes, deputada e secretária-geral Adjunta do PS, a responder ao ataque "à democracia" e aos "partidos democráticos" que foi feito na Assembleia da República.

Por "demagogia, populismo e irresponsabilidade", acusou Ana Catarina Mendes, que apontou não só ao PAN como ao CDS que acusou os restantes partidos de alimentar o populismo, pela falta de transparência das normas.

Depois, ainda houve um momento de tensão entre o Bloco de Esquerda e o CDS, como o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, a lembrar casos de financiamento investigados dos democratas-cristãos, em que "malas saíram da sede do CDS para a sede do BES", com "dinheiro vivo".

Ao que Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS, respondeu que era bom saber como foi possível aos bloquistas fazerem "algumas campanhas sumptuárias".

Para a parte final, ainda se assistiu, no debate, a uma troca de palavras entre Jorge Lacão, deputado e vice-presidente do parlamento, e José Silvano, que conduziu este processo pela parte do PSD.

O socialista ainda tentou que o PSD aceitasse uma norma relativa à devolução do IVA que se restringisse aquilo que é a atividade dos partidos, decalcada da Lei dos Partidos Políticos, para não dar a ideia de que estava a alargar-se a isenção.

Lacão pediu e Silvano deu exemplos de atividades que possam ser considerados um alargamento para a devolução do IVA -- uma "perceção na opinião pública" que preocupava o PSD com as alterações vetadas pelo Presidente.

Um partido explorar um bar, organizar torneios de desporto, disse o deputado social-democrata, o que valeu o reparo de Jorge Lacão de que nenhuma delas ficaria abrangida pela norma proposta pelo PS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    02 mar, 2018 TERRADOMEIO 18:14
    À indignação e vaias dos responsáveis, nada demagógicos e ainda menos populistas, segue-se a peixeirada entre os mesmos ditos cujos, com lançamento de pedras pelos buracos que todos têm nos telhados de vidro... Ó André, continue lá a fazer o seu número de grãozito de areia na engrenagem (parece o Detritus do Astérix...), que a malta diverte-se é a ver o verniz estalar - e sempre se vai ficando mais informado. Lavandaria, sim, e daquelas badalhocas, que passam a ferro por cima das nódoas.
  • Joaquim Santos
    02 mar, 2018 Tojal 16:58
    Uns tratam da lavandaria da nossa casa comum, outros porém, tratam do canil.
  • ze
    02 mar, 2018 lx 14:51
    Num parlamento de mafiosos, é bom que pelo menos haja uma pessoa a dizer a verdade !
  • Foi um fartote
    02 mar, 2018 Lisboa 14:44
    O grupelho do CDS foi um dos que mais vaiou. A Boyada azul cueca estava toda stressada. Fizeram-lhes recordar a oferta de mais de um milhão de euros do seu benfeitor Jacinto Leite Capelo Rego. Eles que estavam mais uma vez a tentar enganar os Portugueses dando uma de serios. Os boyzinhos azul cueca foram mesmo enxovalhados mas como não têm nenhuma vergonha nas fuças vão continuar na mesma.

Destaques V+