Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hotel com quartos inundados e escola fechada. Efeitos do mau tempo na praia de Faro

02 mar, 2018 - 10:05

Desde a meia-noite que não se registam ocorrências significativas no país por causa do mau tempo, mas agora há que tratar dos efeitos e prevenir futuros estragos.

A+ / A-

Foram vários os estragos provocados pelo mau tempo na ilha de Faro durante a madrugada desta sexta-feira. Durante a preia-mar, as ondas entraram num hostel e inundaram dois quartos.

“Dois quartos foram danificados, porque entrou uma vaga e inundou a parte de baixo do hotel”, conta à Renascença o presidente da junta de freguesia de Montenegro.

Steven Piedade adianta que os turistas “foram para o andar de cima” e que, no terreno, “perto das 4h30 da manhã vieram para o terreno duas retroescavadoras” para começar a limpar a areia lançada pelo mar.

Mais de manhã, juntaram-se mais equipamentos – “três retroescavadoras e dois camiões – para garantir a circulação automóvel do lado nascente da ilha”.

É ainda tempo de “ver os estragos” provocados, repor a areia do lado da costa e “preparar-nos para a próxima preia-mar”, prevista para as 15h00.

Entre as medidas estão o encerramento da escola primária, por uma questão de prevenção e segurança das crianças.

“Os 14 alunos já não vieram para cá hoje, foram para a sede da escola agrupamento, em Montenegro”, diz o autarca.

Além disso, “estamos a ponderar criar uma barreira de segurança para a zona mais comercial” e, “ao nível dos danos na estrutura, os serviços da junta e da Proteção Civil vão colocar um contraplacado marítimo para garantir que a água não volta a entrar”.

Quanto à circulação automóvel, “só residentes é que podem circular na ilha de Faro neste momento”, afirma Steven Piedade.

No resto do país, tudo parece estar a regressar à normalidade. A eletricidade já foi reposta, nesta sexta-feira de manhã, na zona de Lamego e, em Campeã, no distrito de Vila Real, que esteve três dias sem energia.

A previsão meteorológica é de chuva, pelo menos, até segunda-feira e muito vento, além de agitação marítima ao longo de toda estra sexta-feira.

Todo o território do continente está sob aviso amarelo. É esperado vento forte em todo o território, mas a diminuir de intensidade ao final da tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Para refletir...
    02 mar, 2018 Almada 12:23
    Queriam chuva! Aí a têm. As pessoas ou têm memória curta ou então não sei. Lembro que há casos em que há tanta água que nem há água potável, tudo destruído.

Destaques V+