Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TUR4all: o turismo mais acessível para todos

27 fev, 2018 - 22:41 • Ana Carrilho

Em Portugal há mais de um milhão de pessoas com uma qualquer deficiência.

A+ / A-

A Plataforma TUR4all, lançada esta terça-feira, pretende dar a grupos com necessidades especiais acesso às redes de turismo. Há grupos para quem um circuito turístico se torna mais difícil, a não ser que exista informação sobre as reais condições de acessibilidade turística.

Em Portugal há mais de um milhão de pessoas com necessidades específicas, 2,5 milhões de seniores e 550 mil crianças com menos de cinco anos de idade. Sem contar com mais alguns milhares de pessoas que têm outras limitações. Na União Europeia 80 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, número que poderá subir para 120 milhões em 2020.

A Plataforma TUR4all que está disponível num website ou em aplicação móvel, para já, apenas no sistema ANDROID. Mas em breve também poderá ser consultada em IOS. A informação está disponível em três línguas: português, espanhol e inglês no entanto dentro de alguns meses também em francês, alemão, italiano e mandarim.

Nesta aplicação poderá ser consultada informação sobre condições de acessibilidade em hotéis, restaurantes, monumentos, espaços públicos, animação turística ou transportes, e ainda toda a listagem de ementas em braille para cegos, áudio-descrição para surdos, rampas e espaços com instalações sanitárias acessíveis a pessoas com incapacidades motoras.

As entidades públicas e privadas que quiserem aderir podem pedir uma auditoria técnica para saber se preenchem as condições ou o que devem fazer para conseguir a certificação de “Turismo Acessível”. Os próprios utilizadores, depois de registados, podem deixar os seus comentários e sugestões.

A TUR4all integra o programa global do Executivo “All4all”, lançado em Setembro do ano passado.

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “se queremos continuar a crescer e a acrescentar valor, temos que estar preparados para todos. É um imperativo social mas também económico.

Por outro lado, esta plataforma vai “acelerar a necessidade da oferta estar cá dentro porque não vai ser bom para um hotel, quando se faz a pesquisa, não estar incluído na lista porque não preenche as condições de acessibilidade. Porque os outros vão lá estar”.

A mesma responsável referiu ainda o bom resultado da parceria entre o Turismo de Portugal, a Acessible Portugal e a Fundação Vodafone para criar a TUR4all, que tem informação relativa a Portugal e Espanha.

“Este é um dia muito feliz”, confessou a Secretária de Estado da Inclusão.

Para Ana Sofia Antunes, a plataforma vai ser útil para muita gente e vai dar oportunidade a muitos.

“Quando as pessoas querem fazer turismo, precisam de informação. Sem ela, ou ficam em casa ou vão à aventura, correndo todos os riscos. A TUR4all pode ajudar uns a planear melhor e os outros a sair porque “ficar em casa é um desperdício, sair é ganhar mundo e inclusão”, referiu Ana Sofia Antunes que, sendo invisual, assumiu que viaja muito e é “aventureira”.

TUR4all aprovada pelos utilizadores

Madalena Ribeiro não esconde a ansiedade em relação à plataforma, lamentando que ainda não tenha chegado ao sistema IOS.

Esta jovem cega não duvida da utilidade e do impacto que pode ter para muitas pessoas com incapacidade que, com receio de não encontrarem as condições necessárias, ficam em casa.

Nem todos são como Madalena, que revela viajar muito sozinha, apenas na companhia do seu cão-guia e que vai a sítios onde não seria suposto uma pessoa cega ir. "Não digo a ninguém que sou cega e vamos ver como é que corre”, conta.

O desejo de ir mais além levou -a Madrid para fazer o curso de técnica de mobilidade, que ainda não existe em Portugal. E é também na qualidade de profissional que avalia a TUR4all como muito positiva.

Opinião idêntica tem Sérgio Lopes, com incapacidade motora, que se desloca numa cadeira de rodas elétrica.

“Todo o nosso dia-a-dia tem que ser programado para ver onde vamos. E a nível turístico (ainda) é mais complicado encontrar locais para pessoas como mobilidade reduzida”.

Admite que já esteve a ver a aplicação e considera que é “muito útil, não só pela informação que presta como pela que nós próprios podemos colocar, à medida que visitamos os locais”.

Programa com adesão “estonteante”

A secretária de Estado da inclusão, Ana Sofia Antunes, não encontrou outra palavra para definir a adesão das entidades públicas e privadas ao Programa “Turismo Acessível” lançado no fim do Verão.

Até ao fim do ano passado chegaram ao Turismo de Portugal 260 candidaturas. Sessenta projetos já receberam apoio no valor de sete milhões de euros, revelou.

Ana Mendes Godinho admite que agora é preciso arranjar uma forma de dar resposta às candidaturas que estão pendentes, e dar visibilidade aos projectos que já estão a ser implementados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+