Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha. “Tem de haver um encontro num ponto intermédio”, diz António Muñoz Molina

24 fev, 2018 - 15:51

Escritor espanhol é um dos participantes no Festival Literário Correntes d'Escritas, que termina este sábado.

A+ / A-

Pelo Correntes d'Escritas têm passado cerca de 80 escritores, um deles o espanhol António Muñoz Molina, Prémio Príncipe das Astúrias das Letras em 2013, que à jornalista Maria João Costa falou sobre o atual impasse na Catalunha.

O autor da obra “O inverno em Lisboa” e membro da Real Academia Espanhola considera que as posições estão muito extremadas e que quer os independentistas, quer o governo espanhol têm de fazer cedências.

“A solução que têm de encontrar passa por se porem de acordo. Porque nem o Estado Espanhol pode ignorar que há uma parte muito grande da população catalã que tem essa vontade independentista, nem os independentistas catalães podem ignorar que um pouco mais de metade da população não é independentista. Então, perante uma situação tão evidentemente bloqueada, ninguém se pode impor ao outro. Por isso, acho que em algum momento tem de haver um encontro num ponto intermédio”, disse.

Na Póvoa de Varzim termina este sábado o Festival Literário Correntes d'Escritas. Depois das 18h00 será entregue o prémio deste ano atribuído ao colombiano Juan Gabrieal Vásquez pelo seu livro “A Forma das Ruínas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+