Tempo
|
A+ / A-

Papa agradece ao padre Tolentino no final do retiro quaresmal

23 fev, 2018 - 10:56

"Obrigado por nos ter recordado que a Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo, mas que o Espírito Santo também voa e trabalha fora”, disse Francisco a Tolentino Mendonça.

A+ / A-
Papa agradece a Tolentino Mendonça. “A Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo”
Papa agradece a Tolentino Mendonça. “A Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo”

O Papa agradeceu ao padre Tolentino Mendonça a orientação dada durante o retiro quaresmal, que Francisco cumpriu em Ariccia, nos arredores de Roma.

"Obrigado por nos ter recordado que a Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo, mas que o Espírito Santo também voa e trabalha fora”, disse Francisco ao padre português, no final dos exercícios espirituais.

“Obrigado por esta chamada a abrirmo-nos sem medo, sem rigidez” e a não “mumificarmo-nos nas nossas estruturas que nos fecham”, acrescentou o Papa.

Os exercícios espirituais que desde o último domingo até esta sexta-feira foram pregados pelo padre português, com várias meditações sobre “o elogio da sede”.

Tolentino Mendonça, além de sacerdote, é poeta, ensaísta e tradutor e, presentemente, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Costa
    26 fev, 2018 Porto 21:48
    Excelente trabalho padre Tolentino Mendonça.
  • José
    25 fev, 2018 Lisboa 15:48
    É uma pena que as tais saídas da gaiola e o Espírito Santo que voa não se apliquem à Universidade Católica onde o padre poeta é vice-reitor. Local de abate do Espírito e encerramento em pesada burocracia, onde somos mumificados. Olha para aquilo que eu digo, não venhas ver aquilo que eu faço...
  • Adosinda Dias
    24 fev, 2018 18:34
    Verdade o Espírito Santo não pode ficar aprisionado tem que ter asas voar de coração em coração, tem que ser proclamado com os lábios de todos nós seus filhos bem amados. Que todo nós os que vivemos sequiosos do amor de Deus, da luz do Espírito Santo, tínhamos coragem de ir até há fonte da verdadeira água, fonte do Espírito que desceu sobre nós pelo nosso baptismo, se essa luz escureceu, façamos os possíveis para a reacender, ir em busca desse Espírito de vida de verdade. Amém
  • Maria Raquel Farrim
    23 fev, 2018 Montijo/ Portugal 14:32
    Foi consolador sentir que o Santo Padre conhece e aprecia as almas condutoras deste querido Cantinho. Sempre na oração por Todos.

Destaques V+