Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo foi árbitro, cantou “Grândola” e vai encontrar-se com curandeiros

21 fev, 2018 - 23:03 • Eunice Lourenço

Presidente da República termina esta quinta-feira visita de Estado com que quis sublinhar a importância da cooperação portuguesa.

A+ / A-
Marcelo, um árbitro de fato e gravata em São Tomé
Marcelo, um árbitro de fato e gravata em São Tomé

A irmã Lúcia, da congregação das Franciscanas Hospitaleiras, já estava a ficar confrangida, mas por mais sinais que fizesse não estava a conseguir que o Presidente da República Portuguesa desse por findo o jogo de Futebol de 5 que estava a apitar no campo de jogos entre a escola e a igreja. Marcelo, divertido, ia marcando faltas, assinalando golos, sem sequer desapertar o nó da gravata, muito menos tirar o casaco.

A comitiva começava a desesperar. Afinal, era suposto o Presidente ir receber os partidos da oposição santomense e ainda estava ali, na zona de Neves, a cerca de 40 quilómetros da capital. Às tantas, Marcelo lá cedeu e entregou o apito a outro. Mas fez questão de ainda visitar as valências que lhe faltavam ver as obras que as Franciscanas têm naquela região.

Uma obra que começou quando a irmã Lúcia, que veio para São Tomé dar aulas de português, se apercebeu do drama das crianças deixadas todo o dia ao abandono sem irem à escola. “Isto nasce tudo do amor que se tem ao povo, das necessidades que se vão sentindo, do amor que existe...”, começa por contar à Renascença. “Comecei a dar aulas na escola secundária e comecei a ver a necessidade das crianças abandonadas, sozinhas, sem escola e sentiu-se necessidade de as começar a acolher”, continua esta freira que está em São Tomé há 18 anos já foi condecorada por Cavaco Silva.

A obra que começou debaixo de uma árvore hoje tem berçário, creche, infantário e escola até ao quinto ano, abrangendo mais de 1200 crianças. Tem também lar de idosos com 20 internos, presta cuidados ao domicilio a outros 70 e dá cabazes mensais a outros 150. A alimentação e o “abandono da família” são as maiores dificuldades que encontra no trabalho com os idosos.

A obra tem uma oficina de carpintaria e um atelier de costura que ajudam a angariar fundos, mas uma boa parte vem das verbas da cooperação portuguesa, como reconhece o bispo diocesano.

Ministro põe Presidente a cantar

O jogo atrasou, pois, o Presidente que parecia preferir ficar em Neves do que voltar a descer à capital. Os encontros com os partidos da oposição tiveram de ser adiados para depois do jantar com a comunidade portuguesa na chancelaria com vista para o mar.

Antes do jantar buffet ainda os discursos, com Marcelo a salientar tudo o que de bom em termos económicos, culturais e futebolísticos tem acontecido a Portugal, a fazer uma breve referência aos incêndios e a prometer voltar a São Tomé em breve.

“Prometo-vos que não demorarei 18 anos a voltar a São Tomé e Príncipe. Voltarei muito antes disse”, garantiu o Presidente. A última visita presidencial tinha sido feita por Jorge Sampaio em 2000.

Terminado o discurso e ouvidos os hinos dos dois países, começou a ser servido o jantar no jardim. Mas passada uma hora, o Presidente não tinha ainda sequer conseguido vislumbrar as mesas onde estava a comida. Entre cumprimentos, conversas e fotografias, Marcelo pouco conseguiu prosseguir além do palanque.

A noite, contudo, ainda reservava mais uma surpresa. Às tantas começa-se a ouvir no jardim um grupo a cantar “Grândola, vila morena”. E no meio do grupo, lá estava o Presidente da República que tinha sido desafiado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O ministro, que também já foi da Educação, conversava com um grupo de professores e, no grupo, estava também um mecânico que queria cantar a música que foi uma das senhas da Revolução. E Santos Silva disse-lhe que conseguiu pôr Marcelo a cantar. E assim foi. E mais uma vez, o protocolo começava a desesperar com o atraso, pois a oposição santomense estava à espera e o Presidente continuava sem jantar.

A visita de Estado a São Tomé e Príncipe termina esta quinta-feira no Príncipe, que é uma região autónoma, onde o Presidente vai visitar uma escola, doar livros, visitar o Parque da Biodivesidade e até ter um encontro com curandeiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Trocas culturais
    22 fev, 2018 Lisboa 08:15
    Que pena o Marcelo não ter levado com ele o adivinho de Azurém, o Marques Mendes. Seria interessante ver o adivinho Marques Mendes a ensinar a arte da adivinhação e da invenção aos bruxos de S.Tomé.

Destaques V+