Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tratamento de cancro com feixe de protões. Ordem "estranha" criação de unidade

12 fev, 2018 - 12:29

O presidente da Ordem dos Médicos/Norte não percebe que se invista nesta forma de tratamento quando se diz que não há dinheiro para o SNS e para a FCT.

A+ / A-

O presidente da Ordem dos Médicos/Norte, António Araújo, manifestou, esta segunda-feira, “alguma estranheza” com a intenção do Governo de criar “uma nova unidade de saúde para tratamento de doentes com cancro, com recurso a terapias de feixes de partículas de elevada energia”.

De acordo António Araújo, oncologista, “em Portugal existirão no máximo dez, 12 doentes por ano para fazer este tipo de tratamento”, pelo que não consegue perceber os recursos alocados a esta unidade.

“Causa-nos alguma estranheza, por ocorrer numa altura em que não existe dinheiro para equipar as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente com tomografias computorizadas (TAC) e com ressonâncias magnéticas. Está-se, logo à partida, a pensar gastar uma verba muito elevada num só aparelho, que pouco servirá ao SNS”, disse o especialista.

O oncologista estranha que se aloque “uma verba de imediato de dez milhões de euros para os próximos cinco anos para contratar doutorados e médicos para este projeto, quando, por exemplo, a Fundação para a Ciência e Tecnologia [FCT] tem tido uma redução substancial de verba e tem reduzido muito o apoio a doutorandos e mestrandos investigadores em Portugal”.

“Neste momento, a FCT, por exemplo, não apoia mestrandos, apoia só alunos de doutoramento, com a redução de verbas que teve. Também causa aqui alguma estranheza alocarem logo dez milhões de euros para contratar estes investigadores”, frisou.

Neste contexto, defende António Araújo, “em vez de se estar a comprar o aparelho, se calhar era mais importante estabelecer um protocolo de colaboração com uma unidade estrangeira que já tenha o equipamento, a fim de permitir, de uma forma muito mais fácil e célere, o tratamento aos doentes que necessitem de realizar este tratamento”.

“Se calhar, poupávamos muito dinheiro”, assinalou.

Um centro de protões para o tratamento de patologias "relativamente raras"

O Governo criou, em outubro de 2017, um grupo de trabalho para a elaboração ou revisão das Redes Nacionais de Especialidades Hospitalares e de Referenciação (RNEHR), composto por peritos das várias áreas envolvidas, designadamente, na área de oncologia médica, no sentido de haver indicação para instalar um centro de protões em Portugal, aliando a vocação médica assistencial com a investigação clínica, libertos de motivações comerciais.

“Ninguém tem conhecimento das conclusões desse grupo de trabalho, mas existe um projeto de legislação que está a ser discutido em conselho de ministros para aquisição desse aparelho e a constituição de uma empresa sem fins lucrativos que será sediada no IPO de Lisboa e terá forçosamente um polo no do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, e que terá a função de angariar verbas para investigação e para a manutenção desse aparelho”, disse à Lusa António Araújo.

“O número de doentes indicados para este tratamento é muito reduzido porque, por ser um tratamento muito experimental, só tem tido indicação para patologias que são relativamente raras. Portanto, em Portugal existirão no máximo dez,12 doentes por ano a ter indicação para fazer este tratamento”, sublinhou o responsável, que lamenta que “ninguém conheça o relatório final deste grupo de trabalho, que poderá dar uma justificação plausível para este tipo de investimento”.

“Ninguém sabe a que conclusão chegou relativamente ao número de doentes que beneficiaria desse tratamento, que tipo de investigação é que poderia ser realizada e que verbas é que seriam necessárias para a compra e para a manutenção desse equipamento. Há aqui toda uma serie de incógnitas”, sustentou.

António Araújo lamenta ainda que, “numa altura em que tanto de fala em descentralização (…), não se pondere sediar no Porto este equipamento”.

Questionado pela agência Lusa, o Ministério da Saúde disse não ter comentários a fazer sobre este assunto, que deverá ser discutido no próximo Conselho de Ministros, dedicado à Ciência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Beaver
    13 fev, 2018 Fornos de Algodres 10:26
    Mas afinal qual é o problema? A máquina é muito cara? 10 milhões para doutorados é muito dinheiro para pouca gente? A máquina ficar em Lisboa e não no Porto? Ou, por outras palavras, se a máquina ficasse no Porto os 10 milhões já se justificavam? E as 10, 12 pessoas por ano não merecem ser tratadas? A partir de quantos doentes se justificam gastar 10 milhões de euros?

Destaques V+