Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal propõe três novos impostos europeus

12 fev, 2018 - 11:16

Impostos sobre as plataformas digitais, empresas poluentes e transações financeiras internacionais. É assim que Portugal quer resolver o buraco financeiro provocado pelo Brexit no orçamento europeu.

A+ / A-

O governo português quer criar três novos impostos europeus de forma a aumentar a participação dos estados-membros no orçamento comunitário.

De acordo com o jornal Público, que cita fonte do governo, Portugal propõe que a participação dos estados-membros no orçamento comunitário passe dos atuais 1% do Rendimento Nacional Bruto para 1,2% - à semelhança do que o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-Juncker, já defendia. Para isso o executivo de Costa apresenta três propostas de impostos: a taxação digital, a taxação verde e a taxação sobre as transações financeiras internacionais.

A posição do executivo já terá sido transmitida à Comissão Europeia e espera-se que seja apresentada na reunião informal do Conselho Europeu, a acontecer no próximo dia 23 de fevereiro.

A saída do Reino Unido – que contribuía com cerca de 13 mil milhões de euros para o orçamento comunitário e que assumia um papel preponderante em matérias de defesa e segurança – e a negociação do quadro de fundos europeus pós-2020 obrigam a União Europeia a procurar novas formas de financiamento. A solução de Costa passa assim por um aumento de impostos que, segundo fonte do governo citada pelo Público, procura não taxar os cidadãos mas sim as empresas.

A disponibilidade para pagar mais à União Europeia já tinha sido anunciada pelo primeiro-ministro numa conferência sobre o orçamento comunitário, na qual Costa defendeu a necessidade de os Estados terem “de aumentar as suas contribuições” e “dispor de mais recursos próprios do que se dispõe atualmente”.

Juntos, com mais força negocial

Apesar de ainda não serem claros todos os detalhes da proposta portuguesa, fonte do governo ouvida pelo jornal Público fala das diferenças de forças negocial, nomeadamente no que toca à taxação digital.

Apontando o exemplo de alguns estados-membros, “como a França, que individualmente conseguiam fazer acordos fiscais com plataformas digitais”, fonte do governo ouvida pelo jornal Público fala da importância da taxação digital comum, argumentando com as diferenças de força negocial dos executivos. “Todos em conjunto têm mais força e diminui o efeito de desigualdade Estado a Estado, porque uma coisa é a Google negociar com a Alemanha, outra é negociar com Malta”, defende a fonte governativa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • On
    13 fev, 2018 Ol 12:54
    A Geringonça anti união europeia NÃO DIZ NADA??
  • Cidadao
    13 fev, 2018 Lisboa 11:18
    Curioso: propor mais 3 impostos, e logo por um País onde apesar de toda a propaganda, ainda nem sequer se recuperou o rendimento que havia em 2008... E até o Marcelo alinha nisto ...

Destaques V+