Tempo
|
A+ / A-

​Partido “Os Verdes” também vai ter projeto de lei sobre eutanásia

09 fev, 2018 - 06:44 • Susana Madureira Martins

Iniciativa deve ser apresentada na próxima semana. Com esta decisão, o PEV diferencia-se do PCP, partido com o qual é eleito em coligação na CDU.

A+ / A-

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) também vai ter um projeto de lei para a despenalização da eutanásia. Ao que a Renascença sabe, o projeto está a ser ultimado e deve ser apresentado na próxima semana.

O PEV já no ano passado, quando a petição pela despenalização da eutanásia foi debatida no plenário, se pronunciou a favor desta medida. Contudo, este partido considera que é preciso acautelar um recurso restrito à eutanásia e quer evitar o que é chamado de "rampa deslizante", termo usado para designar o que se passou na Bélgica e na Holanda, onde a eutanásia foi legalizado para casos muito excecionais e foi sendo alargada a pessoas com depressão, com demência e até a crianças.

Segundo fonte do PEV disse à Renascença, um dos objetivos do projeto é acautelar que isso não aconteça.

Ao apresentar uma iniciativa legislativa, o PEV diferencia-se do PCP, partido com o qual é eleito em coligação na CDU, e junta-se ao PAN e ao Bloco de Esquerda que já entregaram projetos de lei no Parlamento. O PS também decidiu, entretanto, ter um projeto próprio que será apresentado em março.

O objetivo do Bloco de Esquerda, partido que tem liderado o processo de legalização da eutanásia e do suicídio assistido, é ter o processo legislativo concluído até ao verão.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    09 fev, 2018 Rio 09:46
    Da eutanásia ao eufemismo! Rampa deslizante?? Pois, sim. Vais, de vela!

Destaques V+