Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alzheimer. Investigadores estudam análise que detete precocemente a doença

02 fev, 2018 - 00:23

Os testes têm sido positivos, mas os especialistas admitem que ainda vai demorar a chegar ao público.

A+ / A-

Investigadores do Japão e da Austrália anunciaram esta quinta-feira que fizeram progressos no desenvolvimento de uma análise ao sangue que poderá ajudar os médicos a detetar quem vai sofrer da doença de Alzheimer.

No estudo publicado na revista “Nature", os cientistas adiantam que o teste, que permite detetar a proteína beta-amilóide ligada à doença de Alzheimer, conseguiu mais de 90% de precisão na investigação que envolveu cerca de 370 pessoas.

No entanto, os cientistas alertam que vai ser necessário continuar a investigação.

“Temos de andar antes de correr. Precisamos de conseguir diagnosticar a doença antes ainda de ser possível observar um efeito de uma intervenção terapêutica”, afirma Colin Masters, professor na Universidade de Melbourne.

Já Abdul Hye, do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências do King’s College de Londres, sublinhou que o teste ainda está longe de poder ser usado na prática clínica. “A abordagem para a obtenção dos resultados ainda é muito complicada na sua forma atual, por isso a metodologia não é prática para usar num cenário clínico”, afirmou.

Mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por demência, sendo a doença de Alzheimer a sua forma mais comum.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+