Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Municípios querem definição de zonas prioritárias para limpeza de matas

02 fev, 2018 - 01:35

A Associação Nacional de Municípios Portugueses entende que não há possibilidade de cumprir os prazos dados pelo Governo.

A+ / A-

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defende a criação de zonas prioritárias para a limpeza das florestas, em alternativa à proposta do Governo.

A ideia foi transmitida, não só, numa reunião no Ministério da Administração Interna, como também na audição parlamentar do presidente da ANMP, Manuel Machado, na comissão parlamentar de Ambiente e Ordenamento do Território.

Manuel Machado mantém que o prazo estabelecido para as autarquias limparem as florestas não é exequível, pelo que a solução passará pela identificação de zonas de atuação prioritária.

“Existem dados que permitem avaliar o risco que se perceciona que vai acontecer no próximo verão. Então, o que nós defendemos é que, sabendo-se que não é possível fazer tudo aquilo que não foi feito durante décadas, o ajustado é estabelecer prioridades quer no território quer em termos de intervenção porque não há tempo até março/abril de fazer o que é preciso fazer”, disse Machado.

Nestas declarações à Renascença, o presidente da ANMP sublinha que o ministro da Administração Interna foi sensível às preocupações das autarquias no que respeita aos prazos para a intervenção nas florestas.

“Em 30/45 dias não é exequível ter os meios humanos, financeiros, materiais, de planeamento. O senhor ministro mostrou-se aberto a considerar isso nas próximas propostas legislativas na Assembleia da República ou do próprio Governo”, acrescenta Manuel Machado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    02 fev, 2018 Santarém 22:31
    Com tanta indefinição e discussão entre uns e outros o tempo vai passando e nada se fará de concreto, no final e quando tudo o que resta estiver ardido não haverá culpados.
  • Páis de Máfias
    02 fev, 2018 Lisboa 09:31
    Alguns possivelmente até ficarão incomodados se para o ano não houver fogos.

Destaques V+