Tempo
|
A+ / A-

​IPO de Lisboa terá novo bloco operatório no fim do ano

02 fev, 2018 - 08:24

Doenças oncológicas vão continuar a aumentar, mas taxa de sobrevivência também.

A+ / A-

Até ao final do ano deverá estar pronto a inaugurar o novo bloco operatório do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. A revelação é feita à Renascença pelo presidente da instituição.

“Pela nossa vontade já devia estar pronto há um ano, mas, enfim, as burocracias da Administração Pública impediram que isso acontecesse. Estamos agora a arrancar com a obra”, revela Francisco Ramos.

Nesta emissão especial que o programa Carla Rocha – Manhã da Renascença levou a cabo esta sexta-feira nas instalações do IPO de LIsboa para assinalar o dia Mundial de Luta Contra o Cancro (4 de Fevereiro), Francisco Ramos revelou ainda que falta apenas o visto do Tribunal de Contas mas que contam arrancar com as obras em Março.

No plano clínico, Francisco Ramos revela que há boas e más noticias sobre as doenças oncológicas.

“A má noticia é que o número de cancros tem vindo a aumentar e aquilo que se perspetiva é que vai continuar a aumentar. A boa notícia é que cada vez temos mais sucesso no tratamento do cancro”, afirma.

Em Portugal, a taxa de sobrevivência no cancro do cólon (um dos mais comuns) situa-se perto dos 60%, enquanto a taxa de sobrevivência para o cancro da mama e a leucemia é cerca de 90%, números em linha com o que se passa nos Estados Unidos e em outros países europeus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno Silva
    02 fev, 2018 Loures 10:45
    Muitos parabéns à Rádio Renascença pela iniciativa e lembrança.