Tempo
|
A+ / A-

Dezoito sismos em Arraiolos desde o início do ano. Pode vir aí um forte tremor de terra?

01 fev, 2018 - 14:25 • Cristina Branco

Especialista diz que não é possível estabelecer ligação entre sucessão de pequenos sismos e a ocorrência de um forte abalo na região do Alentejo.

A+ / A-

Dezoito sismos de baixa magnitude foram registados na zona norte de Arraiolos desde o início do ano, mas apenas dois foram sentidos. Um deles foi o da madrugada desta quinta-feira, de magnitude 3.1 na escala de Richter, que não provocou danos.

O outro sismo sentido foi o de dia 15 de Janeiro, na mesma região.

Têm sido frequentes as notícias sobre sismos nas últimas semanas, na região do Alentejo. Não é, contudo, ainda possível afirmar que este dado aponte para o aumento da atividade sísmica na região, explica a geofísica Célia Marreiros, em declarações à Renascença.

"É difícil estabelecer essa ligação: o que existe é uma maior capacidade de deteção de sismos, com mais instrumentos e mais avançados e sensíveis, que registam pequenos sismos que, anteriormente, não seria possível detetar", esclarece a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Não é possível prever se esta sucessão de pequenos sismos, no caso em Arraiolos, pode ser um sinal de que um abalo maior possa estar iminente, afirma Célia Marreiros. Mas também não é possível afirmar que estas libertações de energia possam significar que essa hipótese está afastada.

"Fundamental é existir uma preparação eficaz das populações para a eventualidade de um sismo de maior, não apenas no Alentejo como em qualquer região do país", sublinha Célia Marreiros.

O sismo sentido pelas 4h15 desta quinta-feira teve epicentro a cerca de 8 quilómetros a Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora, e o IPMA registou uma magnitude de 3,1 na escala de Richter. Foi a maior réplica que pode ser associada à atividade sísmica registada naquela região desde o início do ano e que teve o ser maior tremor de terra no passado dia 15 de janeiro (4,9 na escala de Richter).

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O sismo desta quinta-feira, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada).

De acordo com informação do IPMA, a intensidade III corresponde a Fraco e o IV a Moderado. Neste último caso, “os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+