Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pela primeira vez na Europa. Renováveis produziram mais eletricidade do que o carvão

01 fev, 2018 - 10:06

Há cinco anos, a produção elétrica com base no carvão era o dobro da gerada a partir das energias renováveis.

A+ / A-

A quantidade de energia produzida na Europa pelo setor das energias renováveis foi, em 2017, superior à gerada pelas fontes de carvão. É a conclusão de um estudo realizado pelo Sandbag, um grupo de reflexão dedicado às alterações climáticas.

Segundo a investigação, a eletricidade produzida a partir de energias renováveis, como a eólica, a solar e a biomassa, forneceu 679 terawatts-hora (TWh), enquanto o carvão apenas produziu 669 TWh.

Há cinco anos, a produção elétrica com base no carvão era o dobro da gerada a partir das energias renováveis.

Apesar dos avanços, nem todos os países europeus estão ao mesmo nível. A Polónia e a República Checa são os mais dependentes do carvão, um combustível fóssil ainda com muitos adeptos, nomeadamente na Europa de Leste e em Espanha, onde aumentou ligeiramente o consumo de carvão.

Por outro lado, segundo a revista “New Scientist”, Holanda, Itália e Portugal “tomaram decisões em 2017 para deixar a produção de energia a partir do carvão”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+