Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Asma - 24/01/2018

O Mundo em Três Dimensões

Controlo da asma permitiria poupar 184 milhões de euros por ano

24 jan, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A conclusão é revelada em dois estudos de especialistas do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. São os primeiros que avaliam o impacto económico da doença.

Cada doente asmático custa pouco mais de 760 euros por ano.

A quase totalidade deste montante diz respeito a custos directos em saúde: consultas, episódios de urgência, internamentos, exames de diagnostico e medicação.

A asma nos adultos representa, actualmente, 3% da despesa total em saúde. E no caso dos menores de idade, ou seja crianças e jovens até aos 17 anos, a poupança estimada com o controlo da asma é de 30 milhões de euros por ano.

14% dos casos de asma crónica na infância - mais de 33 mil casos - são consequência da exposição a vias com elevados índices de tráfego automóvel.

O universo estudado são 10 cidades europeias, numa investigação conduzida em 2013 pelo Instituto Suíço de Saúde Pública.

E a situação é particularmente preocupante em Barcelona e em Valência: só na capital da Catalunha, um em cada quatro casos de asma estão associados à poluição resultante dos carros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amélia
    24 jan, 2018 Lisboa 15:51
    Controlo da asma permitiria poupar 184 milhões de euros por ano, se: Esse controlo fosse feito recorrendo à “Haloterapia”, disponível na rede pública e Sistema Nacional de Saúde, usado como primeira abordagem em doenças respiratórias, à semelhança do que acontece em Inglaterra, Rússia, Polónia, Suécia e outros países nórdicos. Trata-se de uma terapia 100% natural em que o único “ingrediente” é o Sal-Gema. Sal de pureza entre os 97% e os 99% e sem qualquer efeito secundário nefasto para a saúde. Existem vários estudos médicos sobre a melhoria considerável em doentes com asma, para os quais o recurso ao medicamento “cortisona/corticóides” diminuiu significativamente ou deixou mesmo de ser necessário. Saibam mais em www.facebook.com/halocare ou www.halocare.pt/servicos/haloterapia
  • Viajante
    24 jan, 2018 Portugal 10:34
    Com os preços a que são praticados quase todos os medicamentos para a asma quem não tem dinheiro vai controlar a asma como???