Tempo
|
A+ / A-

Francisco. “Não podemos fazer ‘photoshop’ à realidade"

21 jan, 2018 - 18:00

O Sumo Pontífice está de visita apostólica ao Peru, mas não esqueceu a situação na República Democrática do Congo.

A+ / A-
Papa em Lima. “Não podemos fazer ‘Photoshop’ à realidade”
Papa em Lima. “Não podemos fazer ‘Photoshop’ à realidade”

O Papa Francisco, durante o Angelus no Peru, pediu a quem o ouvia para que reflectisse sobre os seus actos porque o coração não pode ser tratado com photoshop.

“Sei que é muito belo ver fotos retocadas digitalmente, mas isso serve só para as fotografias, não podemos fazer o ‘photoshop’ aos outros, à realidade, a nós próprios. Os filtros coloridos e a alta definição funcionam bem apenas nos vídeos; nunca podemos aplicá-los aos amigos. Há fotos que são muito lindas, mas estão todas maquilhadas; e deixai que vos diga: o coração não se pode ‘photoshopear’, porque é nele onde se joga o amor verdadeiro; nele joga-se a felicidade. Jesus não quer que te ‘maquilhem’ o coração. Ele ama-te assim como és e tem um sonho para realizar com cada um de vós”.

A crise política que se vive na República Democrática do Congo não passou ao lado da visita do Papa no Peru.

Há notícia de, pelo menos, cinco mortos e 17 feridos em protestos contra o Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila.

Resultado de uma acção das autoridades que tentaram à força dispersar uma manifestação, um dos vários protestos em curso no país.

Francisco chamou à atenção para o problema, no final do Angelus na Praça de Armas em Lima onde pediu aos responsáveis e às autoridades daquele país africano para evitarem toda e qualquer forma de violência.

“Nesta praça e com todos os jovens, peço às autoridades responsáveis e a todos neste país amigo, esforços a fim de evitar todas as formas de violência e a busca de soluções a favor do bem comum. Rezemos todos juntos, em silêncio, pelos nossos irmãos da República Democrática do Congo”, acrescenta o Papa.

A viagem apostólica de Francisco ao Peru termina este domingo.


Renascença no Chile e Peru com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+