Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Francisco. Mais desfavorecidos não podem ser “resíduos urbanos"

21 jan, 2018 - 22:42

Sumo Pontífice termina viagem ao Peru e deixa apelo à população, especialmente aos mais jovens: "Não vos desenraizeis".

A+ / A-
Francisco. Mais desfavorecidos não podem ser “resíduos urbanos"
Francisco. Mais desfavorecidos não podem ser “resíduos urbanos"

O Papa alerta para os perigos da indiferença perante os mais desfavorecidos.

Na homilia da missa na base aérea de Las Palmas, no Peru, perante mais de um milhão de pessoas, Francisco desafiou todos a não fugirem dos que nada têm, sobretudo nas cidades, em que os cidadãos não podem ser considerados “resíduos urbanos”.

“Contemplando a cidade, poderíamos começar a constatar que «há cidadãos que conseguem os meios adequados para o desenvolvimento da vida pessoal e familiar, [e isso nos alegra; o problema é que] muitíssimos são também os ‘não-cidadãos’, os ‘meio-cidadãos’ ou os ‘resíduos urbanos’ que se encontram na beira dos nossos caminhos, que vão viver à margem das nossas cidades sem condições necessárias para levar uma vida digna, e custa ver que muitas vezes, entre estes ‘resíduos’ humanos, se encontram rostos de tantas crianças e adolescentes; se encontra o rosto do futuro”, disse.

O Sumo Pontífice aproveitou no final da missa para deixar também uma saudação e um pedido aos peruanos. “Não vos desenraizeis”.

“Terra de esperança pela biodiversidade que nele se encontra, juntamente com a beleza de lugares capazes de nos ajudar a descobrir a presença de Deus. Terra de esperança pela riqueza das suas tradições e costumes, que marcaram a alma deste povo. Terra de esperança pelos jovens, que não são o futuro, mas o presente do Peru. Peço-lhes que descubram, na sabedoria dos seus avós, dos seus idosos, o ADN que guiou os vossos grandes Santos”.

Esta foi a última celebração da visita apostólica ao Chile e ao Peru antes do regresso a Roma. Falta agora a cerimónia de despedida no aeroporto de Lima.


Renascença no Chile e Peru com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+