Tempo
|
A+ / A-

Morreu o antigo presidente da Renascença cónego João António de Sousa

20 jan, 2018 - 12:37

O funeral realiza-se na segunda-feira, em Casais de Igreja, freguesia de Assentiz, concelho de Torres Novas.

A+ / A-

O cónego João António de Sousa faleceu na sexta-feira à noite, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Tinha 89 anos.

No seu ministério sacerdotal, João de Sousa foi assistente da Acção Católica, presidente do conselho de gerência da Rádio Renascença, professor na Universidade Católica e pároco, entre 1982 e 2007, da paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica. Actualmente, era colaborador da mesma paróquia.

A sua colaboração com a Renascença começou “por volta dos anos 50 do século passado”, como escreve no livro “Renascença – 75 anos”.

“A mensagem acalorada de Monsenhor Lopes da Cruz entrou-me no coração. E por isso fiz questão de me inscrever na liga [dos Amigos da Rádio Renascença], no início do meu ministério sacerdotal. E foi assim que, num contexto de amor e entusiasmo pastoral, que teve início a minha relação com a Rádio Renascença, que sempre foi uma ‘companhia amiga’, para mim e para tantos”, escreve ainda.

Em 1988, a relação fortalece-se ao ser convidado para membro do conselho de gerência da rádio, cuja presidência assume de finais dos anos 90 a 2005.

O cónego João António de Sousa nasceu a 18 de Novembro de 1928, em Casais de Igreja, freguesia de Assentiz, concelho de Torres Novas. Foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1951.

O seu corpo chegará no domingo, ao início da tarde, ao salão paroquial da paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, onde irá permanecer até ao fim da tarde.

Segue-se, depois o seguinte programa:

18h15 – Vésperas na igreja paroquial

19h00 – Eucaristia Dominical

21h30 – Ofício de Defuntos.

Na segunda-feira, dia 22:

09h00 – Oração de Laudes

09h30 – Oração do terço

10h30 – Missa Exequial presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente

15h00 – Eucaristia de corpo presente, em Assentiz, presidida pelo bispo de Santarém, D. José Traquina.

A urna segue depois para Casais de Igreja, onde António de Sousa será sepultado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+