Tempo
|
A+ / A-

Papa encontrou-se, rezou e chorou com vítimas de abusos sexuais

17 jan, 2018 - 00:13 • Aura Miguel , enviada especial ao Chile

A reunião aconteceu num dia em que o Papa falou, por duas vezes, do flâgelo dos abusos. Vítimas puderam contar os seus sofrimentos a Francisco, que os escutou, rezou e chorou com eles.

A+ / A-

O Papa Francisco encontrou-se esta terça-feira, em Santiago do Chile, com vítimas de abusos sexuais cometidos por padres, anunciou o Vaticano.

De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Greg Burke, o encontro decorreu na Nunciatura Apostólica.

“O Santo Padre reuniu-se na Nunciatura Apostólica de Santiago do Chile, após o almoço, com um pequeno grupo de vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes. O encontro decorreu de forma estritamente privada e não havia mais ninguém presente: apenas o Papa e as vítimas. Deste modo, puderam contar os seus sofrimentos ao Papa Francisco, que os escutou, rezou e chorou com eles”, disse o porta-voz aos jornalistas.

Papa pede perdão por abusos sexuais no Chile
Papa pede perdão por abusos sexuais no Chile

A reunião aconteceu num dia em que o Papa falou, por duas vezes, do flâgelo dos abusos sexuais contra crianças cometidos por membros da Igreja Católica.

No seu primeiro discurso em solo chileno, Francisco expressou “pesar e vergonha” por estes acontecimentos. “Não posso deixar de exprimir o pesar e a vergonha que sinto perante o dano irreparável causado às crianças por ministros da Igreja”, disse o Papa no cerimónia de boas-vindas, diante das autoridades chilenas, incluindo a Presidente Michelle Bachelet.

Papa volta a referir a "dor causada pelos abusos" e apela à Igreja que "não esconda as chagas"
Papa volta a referir a "dor causada pelos abusos" e apela à Igreja que "não esconda as chagas"

Ao final do dia, numa encontro com religiosos na catedral de Santiago do Chile, Francisco voltou a abordar o tema.

O Sumo Pontífice lamentou "dor causada pelos abusos" sexuais e apelou à Igreja que "não esconda as chagas".

Falando aos representantes da Igreja, Francisco voltou a referir a dor dos abusados, mas também a dos padres ou religiosos inocentes que têm de viver com o peso dos pecados cometidos por outros.

Várias igrejas católicas foram atacadas antes e durante a chegada do Papa ao Chile.


Renascença no Chile e Peru com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+