Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escolas. Substituto do amianto é "altamente inflamável e cancerígeno"

17 jan, 2018 - 09:08

O alerta é lançado pela Quercus. Utilização de amianto em edifícios está proibida em Portugal desde 2005.

A+ / A-

Amianto ou poliuretano? Não a ambos. A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza diz que o material que está a ser utilizado em muitas escolas para substituir o amianto é “altamente inflamável” e tem componentes cancerígenos.

O alerta é feito ao jornal “Público” pela coordenadora daquela associação, Carmen Lima, segundo a qual as coberturas com amianto estão a ser substituídas por painéis que têm um material combustível da mesma família do que foi utilizado na Associação Recreativa de Vila Nova da Rainha, Tondela, onde um incêndio matou oito pessoas e fez 32 feridos.

Escreve o jornal que os incêndios em edifícios que tenham estes materiais têm-se caracterizado por um elevado número de vítimas mortais, mortes que são provocadas sobretudo pela rápida libertação de fumos tóxicos. Como exemplo é dado o fogo na torre de Grenfell, em Londres, em Junho passado.

A mesma responsável denuncia que “tal como está a acontecer com as obras de remoção do amianto, as soluções de substituição adoptadas têm apenas um critério: ser as mais baratas possíveis”.

Em relação às obras de remoção do amianto, Carmen Lima indica que têm chegado muitas denúncias à Quercus que dão conta de que estas intervenções estão a ser feitas “de forma descontrolada” e sem recurso a empresas certificadas para o efeito.

A utilização de coberturas com amianto está proibida em Portugal desde 2005, porque a exposição a este elemento está associada a casos de cancro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    17 jan, 2018 Lisboa 10:37
    Esta notícia está uma trapalhada a lã de vidro na placa de cobertura "sanduíche" de poliuretano é que é inflamável não é o poliuretano, o poliuretano endurecido não é cancerígeno e de barato não tem nada.
  • só agora?
    17 jan, 2018 lx 10:36
    É que a Quercus vem "alertar" ou alarmar para isto?...

Destaques V+