Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Shithole countries"? "Não usei essas palavras”, diz Trump

12 jan, 2018 - 14:37

Presidente dos EUA já reagiu às notícias que dão conta da utilização de linguagem imprópria para classificar determinados países em dificuldades.

A+ / A-
Trump. O calão que alimenta o racismo e a xenofobia
Trump. O calão que alimenta o racismo e a xenofobia

“A linguagem que utilizei na reunião foram duras, mas não foram essas as palavras que disse." Foi pelo Twitter que Donald Trump rejeitou as notícias divulgadas por vários órgãos de comunicação social, entre os quais o "The Washington Post” e o “Los Angeles Times”, segundo os quais, o Presidente dos Estados Unidos terá reagido com um calão ("shithole countries", países de merda, em tradução livre) à proposta de dois senadores sobre vistos concedidos a alguns cidadãos de países – entre os quais Haiti, El Salvador, Nicarágua e Sudão.

"O que foi duro de aceitar foi aquela proposta estranha – um grande retrocesso para o DACA” (o programa norte-americano que dispensa de deportação os imigrantes ilegais que chegaram ao país em criança – 'Deferred Action for Childhood Arrivals program'", diz ainda o "tweet" de Trump.

“Por que razão temos todas estas pessoas de países de merda a virem para aqui?”, terá questionado Trump, segundo alguns meios de comunicação social, acrescentando que preferia abrir as portas a imigrantes procedentes de países como a Noruega.

Os alegados comentários de Trump motivaram protestos da comunidade internacional e da própria ONU, que classificou as declarações de chocantes, vergonhosas e racistas.

A Casa Branca já tinha reagido oficialmente, dizendo que “certos políticos de Washington escolhem lutar por países estrangeiros, mas o Presidente Trump sempre lutará pelo povo norte-americano”.

Num comunicado assinado pelo porta-voz Raj Shah, lê-se ainda que “o Presidente Trump luta para conseguir soluções permanentes que tornam o nosso país mais forte, ao dar as boas-vindas àqueles que possam contribuir para a nossa sociedade, fazer crescer a nossa economia e integrar-se na nossa grande nação”.

Donald Trump decidiu, ainda assim, defender-se no Twitter.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    12 jan, 2018 aveiro 18:02
    De tanta Trampa que vocifera , que já não admira ninguém !.......... os Psicopatas são assim , também cá temos alguns excelentes exemplares !!
  • nuno
    12 jan, 2018 lisboa 17:20
    Onu a desaparecer.Guterres a voar.

Destaques V+