Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dois terços dos que experimentam um cigarro tornam-se fumadores

10 jan, 2018 - 15:08

Estudo realizado por investigadores britânicos conclui que 69% das pessoas que experimentam um cigarro acabam por desenvolver o hábito de fumar diariamente.

A+ / A-

Mais de dois terços das pessoas (69%) que experimentam um cigarro acabam por se tornar fumadores, pelo menos temporariamente, segundo um estudo publicado na revista científica "Nicotine and Tobacco Research".

A investigação baseia-se nos dados de mais de 216 mil inquéritos realizados no âmbito de 8 investigações realizadas a partir do ano 2000 no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

É a primeira vez que os investigadores conseguem estabelecer uma ligação entre o impacto de se "experimentar um cigarro" e o tabagismo, destaca Peter Hajek, da Queen Mary University de Londres (Reino Unido) e dos principais autores. Para o investigador, a pesquisa reforça a importância das campanhas de prevenção junto dos jovens e adolescentes.

"Descobrimos que a taxa de conversão do primeiro cigarro em hábito diário, é surpreendentemente elevada, o que ajuda a confirmar a importância de evitar a experimentação do cigarro", frisa Peter Hajek.

Para o investigador, é preciso investir em campanhas que chamem à atenção para os perigos de um "acto que pode ser encarado como recreativo" se vir a tornar numa "necessidade compulsiva diária, que precisa de ser satisfeita".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+