Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato afasta, para já, nova greve na Autoeuropa

10 jan, 2018 - 19:43

Sindicato SITE-Sul apresentou um conjunto de sugestões à administração para ultrapassar o impasse na fábrica de Palmela.

A+ / A-

Para já, está afastada uma nova greve na Autoeuropa, disse à Renascença Rogério Silva, do Sindicato das Indústrias Transformadoras e Energia (SITE-Sul), o maior da fábrica de Palmela, que esta quarta-feira esteve reunido com a administração da empresa.

“Nós fizemos uma proposta, justifica-se um tempo para a sua reflexão e ver onde é que conseguimos encontrar pontos de aproximação de maneira a encontrar um entendimento. A greve é uma forma superior de luta, não fazemos a greve pela greve. A partir para uma solução de luta, a greve ou outra, ela tem que ser muito bem ponderada e avaliada”, afirma Rogério Silva.

O sindicato fez um conjunto de sugestões à administração da Autoeuropa para ultrapassar o impasse na fábrica de Palmela.

Rogério Silva defende a antecipação da discussão dos aumentos salariais para este ano, nomeadamente uma subida, no mínimo, de 50 euros para cada trabalhador; uma compensação para os trabalhadores que estejam disponíveis para fazer o horário dos fins-de-semana; e o pagamento do trabalho suplementar a 200%.

A administração da Autoeuropa vai reflectir sobre as sugestões apresentadas pelo sindicato e está prevista uma nova reunião.

“Temos um conjunto de semanas para poder ultrapassar este impasse. Estamos convencidos que as propostas que fizemos vão no sentido de melhorar as condições dos trabalhadores que estiverem disponíveis para fazer este horário transitório”, refere o sindicalista Rogério Silva.

O braço de ferro na empresa dura há vários meses. Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram em Dezembro uma proposta para uma greve de dois dias, em 2 e 3 Fevereiro.

Em Dezembro, a administração anunciou aos seus trabalhadores que a fábrica passará a laborar todos os sábados a partir do final de Janeiro.

“Em finais de Janeiro, vamos iniciar o modelo de trabalho de 17 turnos semanais, que cumpre com a lei e garante a produção aos sábados a dois turnos”, refere o comunicado interno da empresa.

Por este trabalho ao fim-de-semana, os trabalhadores irão receber o dobro do que recebem em dias úteis. A Autoeuropa responde, assim, e não obstante esta ser uma decisão unilateral, a uma das reivindicações dos trabalhadores nesta matéria.

Os novos horários prevêem quatro fins-de-semana completos e um período de dois dias consecutivos de folga em cada dois meses.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • TUGA
    11 jan, 2018 Lisboa 08:52
    Os sindicatos vão destruir a empresa, .....é uma questão de tempo, a solução é a Autoeuropa ir para Marrocos ou Republica Checa. Agora uma coisa!!!!!... aquela gente NÃO deveria ter acesso ao fundo de desemprego, passassem a receber da CGTP/UGT. Não devem ser os nossos impostos a sustentar ainda mais sindicatos e politicada dona desses vampiros. Deve haver uma petição publica para impedir aquela gente de ir para o Fundo de Desemprego e serem MESMO impedidos de receberem qualquer subsídio estatal.
  • luis santiago
    10 jan, 2018 alcobaca 22:33
    auto Europa nas moas dos sindicato-tos por UGT. CGTP experiencial própria vai abandonar portugal e vao todos para fundo de emprego gostai eo delegado sindical de ambos agora digam se e isto que querem obrigado a todos
  • Luis
    10 jan, 2018 Lx 21:38
    Estes sindicatos são nojentos só lutam por os interesses próprios dos seus tachos. São feitos só por gente que nunca fez nada profissionais da destruição. Vejam como funciona um sindicato na Alemanha para perceber a porcaria que aqui temos
  • jose coelho
    10 jan, 2018 leiria 21:07
    penso que os trabalhadores da autoeuropa deviam expulsar os senhores do sindicato, eles que vejam a situação de dezenas de empregados que trabalham em outras empresas, não têm as regalias, salário, que eles têm e muito menos a percentagem do preço de hora que lhes é paga, mas eles é que sabem, depois não se queixem se ficarem no desemprego, só é pena o estado depois lhes ir pagar sub. desemprego, olhem e estimem o que têm agora e mandem à merda os sindicatos eles querem é tacho, porque se ficarem no desemprego eles vos vão pagar as contas
  • ESQUERDELHOS TANGA
    10 jan, 2018 Lx 21:01
    Uma vergonha o que se passa na Auto Europa que representa 2 por cento do PIB nacional e milhares de empregos directos e outros tantos indirectos. Marrocos e os ex comunistas da República Checa vão agradecer estes devaneios da esquerdalha social fascista do BE e do PCP...Uma vergonha mas depois podem pedir emprego na CGTP e na Mesa do BE...
  • DESTRUIR EMPRESA
    10 jan, 2018 Lx 20:31
    De greve em greve até á extinção da empresa...E são estes esquerdelhos defensores dos trabalhadores...Marrocos ou a República Checa vai agradecer esta postura dos grevistas profissionais que só sabem destruir empresas em Portugal.Não nos governamos nem nos deixamos governar...

Destaques V+