Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Navio que liga Faial ao Pico encalhado junto ao porto da Madalena

06 jan, 2018 - 12:23

Não há feridos a registar. Todos os 61 passageiros e 9 tripulantes foram retirados em segurança. Foi aberto um inquérito para apurar as causas do acidente.

A+ / A-

O navio "Mestre Simão", que fazia a ligação entre Faial e Pico, nos Açores, encalhou este sábado junto ao porto da Vila.

No total, a embarcação trazia 61 passageiros e nove tripulantes, e "quando se preparava para atracar" no porto da Madalena, na ilha do Pico, encalhou.

Os passageiros foram retirados em segurança e ninguém ficou ferido, indica o Governo regional.

"Neste momento foram já evacuados os 61 passageiros que viajavam na embarcação, aos quais foi prestado apoio médico por prevenção na zona do porto da Madalena. Para além da comoção provocada pelo acontecimento, não há outras situações médicas a registar", confirmou o executivo açoriano, que está a acompanhar o caso em articulação com as empresas Atlânticoline e Portos dos Açores.

"Os 61 passageiros, bem como os 9 tripulantes do "Mestre Simão", desembarcaram para a jangada salva-vidas do navio, aquando do encalhe da embarcação nas rochas. Salienta-se a forma ordeira, profissional e em extrema segurança com que foi cumprido o plano de emergência e abandono, conduzido pela tripulação do navio de passageiros", adianta a Autoridade Marítima Nacional, em comunicado.

O salvamento foi coordenado pelo capitão do Porto da Horta. Nas operações estiveram envolvidos uma lancha da Polícia Marítima e uma embarcação salva-vidas.

As 70 pessoas a bordo do "Mestre Simão" foram transferidas para uma embarcação marítimo-turística que se encontrava nas proximidades e, posteriormente, foram" transportados para o Porto da Madalena a salvo e em segurança, onde chegaram cerca das 10h30 locais", explica a Autoridade Marítima.

"No local encontra-se também um rebocador da Portos dos Açores da Horta e o Navio Patrulha Oceânico da Marinha "Viana do Castelo", para apoiar as futuras operações de remoção da embarcação e para criar condições para contenção de eventuais situações de derrame de combustível."

Não há um prazo definido para a remoção do navio. "Durante as próximas horas, e possivelmente durante os próximos dias, serão desenvolvidas as acções necessárias para se verificar o estado de segurança da embarcação, colocação de barreiras de contenção para controlar potenciais situações de derrame de combustível e para se efectuar o desencalhe e reboque da embarcação "Mestre Simão", refere a Autoridade Marítima.

O "Mestre Simão" fazia a ligação entre a cidade da Horta, na ilha do Faial e a Madalena, na ilha do Pico, sendo que até ao momento desconhece-se o motivo para ter encalhado, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha lançado um aviso devido à agitação marítima para várias ilhas dos Açores, incluindo as do grupo central, que incluem o Pico e o Faial.

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, segue ainda este sábado para a ilha do Pico para visitar o local.

O capitão do porto da Horta, com jurisdição na ilha do Pico, disse à agência Lusa que "está aberto um inquérito" para apurar as causas do acidente do navio "Mestre Simão".

"Não sabemos como é que o navio encalhou, estamos naturalmente com o inquérito aberto para proceder às averiguações e determinar as causas do acidente", disse Rafael da Silva.

[Notícia actualizada às 16h14]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+