Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Portugal é muito exótico no contexto europeu e mundial”

01 jan, 2018 - 15:57 • Maria João Costa

No livro “Volta a Portugal”, o geógrafo Álvaro Domingues revela um país, de Norte a Sul com ilhas incluídas, através de imagens que fogem aos estereótipos.

A+ / A-

O geógrafo Álvaro Domingues acaba de lançar o livro “Volta a Portugal” que propõe um olhar diferente sobre a realidade portuguesa.

Não se trata de um guia turístico, mas permite-nos ver Portugal de Norte a Sul, ilhas incluídas através de imagens que fogem aos estereótipos.

Geógrafo de profissão, Álvaro Domingues diz à Renascença que tem todas as doenças de um profissional que olha para o território com detalhe. E fixou esses instantes em fotografias agora reunidas no livro “Volta a Portugal” (Editora Contraponto).

Página a página encontramos imagens do país que não consta dos cartazes turísticos e onde vemos os contrastes registados por Álvaro Domingues.

“O geógrafo está constantemente a interpelar as coisas: ‘por que é que isto está aqui? Isto não estava aqui. O que é que isto significa’. E Portugal é um país especialmente interessante, porque é um país muito velho, teve um processo de modernização muito tardio e feito aos soluços, de forma que é muito fácil encontrar uma coisa que é de ontem, da cultura cosmopolita e muito tecnológica, e uma outra coisa que pode ter séculos. E esta simultaneidade das coisas torna-nos muito exóticos no contexto europeu e, eu acho, que mesmo no contexto mundial”, afirma o autor de “Volta a Portugal”.

No livro, acompanhadas por textos escolhidos pelo autor, encontramos fotografias das típicas casas de emigrantes, urbanizações que ficaram a meio, publicidade com caracteres chineses ao lado de sinalética portuguesa. Imagens de dissonâncias onde não há espaço para estereótipos.

“O facto de ter sido o último país rural da Europa, de ter um modelo de desenvolvimento que ora acelera ora de repente estagna, de ser um mosaico de paisagens que vai desde o Alentejo interior sequíssimo até ao Gerês que tem das maiores pluviosidades da Europa, mais o seu passado longo, o cruzamento de culturas, a globalização, a emigração… Não podia ser mais misturado. Eu acho que ele é rebelde a qualquer carimbo que se queira pôr e eu procurei no livro um bocado essa ideia do andarilho e de procurar a diversidade das coisas”, refere Álvaro Domingues.

“Volta a Portugal” interpela quem o lê. Mostra o país das vagas emigratórias, de um interior de casas vazias que conhecemos apenas nas catástrofes como as dos incêndios de 2017, diz o geógrafo.

“Eu pretendo, sobretudo, que o leitor se interrogue: ‘este é o meu país, quem somos nós?’ Acho que falta isso. Por Portugal ser um bocado centrífugo, às vezes o discurso está muito polarizado a partir de Lisboa, são muitos séculos de centralização. Há muitos outros ‘países’ por aí. Não é preciso que aconteçam desgraças, como o caso dos incêndios, para as pessoas se aperceberem dos lados mais dramáticos desses ‘países’, porque há coisas formidáveis também dentro desse mosaico”, remata Álvaro Domingues.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ADISAN
    02 jan, 2018 Mealhada 17:13
    "ILECTRISISTA" ?! Quando os nossos intelectuais (alegados linguistas) se atrevem a apresentar também uma obra idêntica a que chamaram "acordo ortográfico" (com minúsculas de acordo com o próprio "acordo"), não é de admirar que cada um escreva como lhe dá na mona. Só falta passarem a utilizar a ortografia chinesa, para mostrarem uma cultura universal.

Destaques V+