Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onde anda o pernil? Afinal, 2.200 toneladas estão retidas na Colômbia

29 dez, 2017 - 06:55

Depois de Portugal ser acusado de sabotagem, agora a culpa é atribuída aos Estados Unidos que "congelaram as contas dos que vendem comida ao país".

A+ / A-

A Venezuela afirmou que 2.200 toneladas de pernil estão retidas na Colômbia, depois de Portugal ter negado as acusações do Presidente Nicolás Maduro sobre a falta deste alimento tradicional de Natal que prometeu distribuir ao povo.

"Informo à Venezuela que as 2.200 toneladas de pernil estão retidas na Colômbia", disse na quinta-feira o ministro venezuelano da Agricultura Urbana, Freddy Bernal, numa mensagem publicada na sua conta do Twitter, destacando que "a sabotagem é dos Estados Unidos "ao congelar as contas dos que vendem comida ao país".

De acordo com Bernal, "o governo colombiano mantém há sete dias os pernis retidos na fronteira de Paraguachón", entre La Guajira e o estado venezuelano de Zulia.

O ministro venezuelano que também é responsável pelo sistema de distribuição de alimentos, os denominados Comités Locais de Abastecimento e Produção, disse numa outra mensagem que "60% do pernil que até agora foi distribuído foi graças à compra feita aos produtores nacionais".

Para o governante, "a percentagem programada foi sabotada" pelos Estados Unidos e pelos "seus aliados comerciais no mundo".

Na quinta-feira, o Presidente da Venezuela acusou Portugal de sabotar a importação de pernil de porco, depois de Caracas ter feito um plano de importação e acertado os pagamentos.

Este problema levou os venezuelanos para as ruas em protesto contra o Governo pelo incumprimento da promessa de distribuir pernil de porco na época do Natal, reclamando que também não terão aquele e outros produtos no fim de ano.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português rejeitou a acusação de sabotagem à venda de carne de porco à Venezuela, frisando que Portugal é uma economia de mercado em que o Governo não interfere nas relações entre empresas.

Entretanto, a empresa agroalimentar Raporal informou que a Venezuela deve cerca de 40 milhões de euros às empresas portuguesas fornecedoras de pernil de porco àquele país, dos quais 6,9 milhões lhe são devidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pescador
    30 dez, 2017 Porto 21:03
    Lá como cá a culpa é sempre dos outro..... o Kosta depressa aprendeu isso,,,,, também vai cair de maduro,,,,
  • antirouge
    30 dez, 2017 Setúbal 18:50
    Pobre país aquele que anda alimentado por Comités Locais de Abastecimento! Logo por aí se compreende com que restrições o povo vive e depois como tudo funciona mal nada como domesticar o povo com doses constantes de ideologia política e acusar os outros como responsáveis pelo fracasso total de tal política.
  • 29 dez, 2017 16:51
    Se tem 2 mil toneladas retidas na colombia preferem deixar estragar! Como aconteceu com o bolo rei em lisboa! Ou entao depois vao vender a outros quando a carne estiver podre grande injustica!
  • 29 dez, 2017 16:31
    O problema e que povo da venezuela nao come palavras come pernil de porco?
  • Vitor
    29 dez, 2017 Emanuel 14:45
    Como é mesmo? A empresa que vende pernis à pala para a Venezuela é de um familiar de um ex ministro de Sócrates??! Viva o xuxialismo!
  • CAMINHANTE
    29 dez, 2017 LISBOA 13:41
    A chacota do ano...
  • pipa
    29 dez, 2017 lisboa 12:43
    é só máfia e ladroes vergonha e não fazem nada
  • PERNIL SOCIALISTA
    29 dez, 2017 Lx 10:34
    A culpa é sempre de alguém menos da ditadura do proletariado que está instalada na Venezuela onde o povo morre à fome...Será que o pernil foi parar à festa do Avante, a off shore do PCP? O Jamais, ministro do sinistro Pinto de Sousa, é que deveria levar o pernil à Venezuela oferto do grande líder e kamarada Kosta ao povo da Venezuela...Este ditador vai acabar mal como acabam todos...
  • couto machado
    29 dez, 2017 Porto 10:03
    Este senhor que dá pelo nome de Maduro, tem uma lata enferrujada pelas mentiras descaradas que bolsa. São sempre os outros, os culpados, mas o vigarista e caloteiro, queria dar ao povo pernil sem pagar...Tenho pena do povo venezuelano que não merecia semelhante traste.
  • Lusitano
    29 dez, 2017 Estoril 10:02
    "Pernil Gate" abala relação Luso Venezuelana!

Destaques V+