Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo diz que não tem poder para "sabotar" pernil na Venezuela

28 dez, 2017 - 11:50

Augusto Santos Silva reconhece existirem empresas com contratos para a Venezuela, mas recusa que haja “qualquer questão política ou diplomática”.

A+ / A-
Maduro acusa Portugal de sabotar o Natal venezuelano
Maduro acusa Portugal de sabotar o Natal venezuelano

O ministro dos Negócios Estrangeiros português rejeita a acusação de sabotagem à venda de carne de porco à Venezuela, frisando que Portugal é uma economia de mercado em que o governo não interfere nas relações entre empresas.

"O Governo português não exporta pernil de porco, nem para a Venezuela, nem para nenhum país do mundo", disse Augusto Santos Silva à imprensa à margem do 6.º Fórum de Graduados Portugueses no Estrangeiro, em Lisboa.

"Portugal é uma economia de mercado, o Governo não participa nas exportações que as empresas portuguesas contratam com empresas estrangeiras e, portanto, não há lugar a nenhuma espécie de interferência política, muito menos a qualquer intento de sabotagem ", insistiu.

O ministro disse estar ainda a recolher informações sobre o caso, admitindo ter havido "um problema comercial", mas disse dispor já de dados que apontam para que a carne tenha sido de facto exportada tendo falhado possivelmente a sua distribuição na Venezuela.

"No momento, a informação de que disponho é que de facto há contratos de fornecimento de carne de porco portuguesa para a Venezuela. Da parte de empresas portuguesas, esses fornecimentos foram feitos, estão contratualizados, e portanto a questão de saber se a carne de porco foi distribuída ou não na Venezuela diz respeito às autoridades venezuelanas", afirmou.

Santos Silva afastou a possibilidade de chamar o embaixador venezuelano em Lisboa para esclarecimentos. "Tenho informação bastante para dizer que não há aqui qualquer questão política, qualquer questão político diplomática, muito menos qualquer boicote ou sabotagem da parte das autoridades portuguesas", assegurou.

O Presidente Nicolás Maduro acusou Portugal de sabotar a importação para a Venezuela de pernil de porco, refeição tradicional do Natal venezuelano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PORCO MADURO
    28 dez, 2017 Lx 15:49
    Foi o Mário Lino, ministro de qualquer coisa no tempo do Pinto de Sousa, esse grande democrata xuxalista que não mandou o pernil de porco pois o Maduro, vigarista como é, diz que passou o cheque mas parece que não tinha cobertura e logo o pernil não foi. Os porcos não são parvos Sr. ditador Maduro...querias comer à borla mais a tua nomenklatura mas o Lino Jamais lixou-te....O socialismo no seu melhor...
  • Eborense
    28 dez, 2017 Évora 15:20
    Pois é. Se ainda houvesse reforma agrária, o problema estava resolvido. O camarada Jerónimo Young-Un, mandava matar os porcos todos das UCP(s) e o Sr. Maduro teria pernil com fartura.
  • SERGIO OLIVEIRA
    28 dez, 2017 BELEM PARA BRASIL 12:46
    ESSE PAÍS ESTÁ LITERALMENTE QUEBRADO, PORQUE RAZÃO PORTUGAL MANTEM RELAÇÃO MERCANTIL ! INFELIZMENTE A COLONIA PORTUGUESA É GRANDE . ESSE INDIVIDO, maduro, NÃO É DIGNO DE RESPEITO MUITO MENOS DE CREDIBILIDADE . OS PAÍSES DEMOCRÁTICOS DEVIAM , POR RESPEITO AO POVO VENEZUELANO, ISOLAR ESSE ESTRUME DE PESSOA .
  • DITADOR FACÍNORA
    28 dez, 2017 Lx 12:43
    Pena é que não lhe dêem o pernil mas envenenado a este ditado de meia tigela tão admirado pela nossa esquerda...A Venezuela merece mais e melhor do que estes socialista populista ditador e facínora. Fora com o ditador já. Temos que mandar uma delegação à Venezuela cantar o Grândola Vila Morena para acabar com esta ditadura do proletariado fascista...
  • MISÉRIA SOCIALISTA..
    28 dez, 2017 Lx 12:10
    Foram os kamaradas Jerónimo Martins e Katrina que comeram o pernil do ditador Maduro...pobre coitado deixou o povo à míngua...Assim se vê o socialismo do ditador tão apreciado dos xuxas no tempo do Sr. Pinto de Sousa, o homem da bancarrota a par do Teixeira dos Santos...
  • Berto
    28 dez, 2017 Branca 12:00
    É complicado ter que aturar malucos...

Destaques V+