Tempo
|
A+ / A-

Financiamento dos partidos. Uma "golpada feita nas costas dos cidadãos"

27 dez, 2017 - 08:25

A associação portuguesa Transparência e Integridade diz que processo é um péssimo serviço que os partidos fazem à qualidade da democracia e diz que o Presidente da República deve chumbar a lei.

A+ / A-

O presidente da associação portuguesa Transparência e Integridade, João Paulo Batalha, considera que a forma como foram aprovadas as alterações à lei de financiamento dos partidos constitui "um processo vergonhoso".

“É um processo vergonhoso aprovar uma lei que, em termos de controlo efectivo e de capacidade de monitorizar as contas dos partidos, acrescenta zero e ainda abre alçapões para financiamentos ilimitados aos partidos. É uma história má de mais para ser verdade”, diz João Paulo Batalha à Renascença.

Batalha fala de um processo feito em segredo “que é um ataque frontal à integridade do Parlamento e à qualidade da democracia”. Por isso, defende que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deveria chumbar a lei e devolvê-la ao Parlamento.

“É verdadeiramente uma golpada que os partidos preparam e premeditaram à porta fechada, para resolver os seus interesses particulares e terem forma de sacar dinheiro aos contribuintes, aprovada às pressas na esperança de que os portugueses estivessem ocupados com as festas natalícias e não reparassem”, critica.

O presidente da Transparência e Integridade reconhece que em democracia os partidos têm que ser financiados. Contudo, o sistema tem que ser claro e transparente para os partidos não serem comprados por interesses particulares

Nestas declarações, João Paulo Batalha lembra também que nas sucessivas alterações concretizadas - a lei está a ser revista de dois em dois anos - mantém-se o principio do financiamento público, com os partidos a serem financiados pelos contribuintes, mas foram-se “abrindo sucessivos alçapões” e oportunidades para os financiamentos privados.

“Agora, não só se reforça o financiamento público, porque se dá uma benesse de isenção total de IVA aos partidos, como se abre o alçapão do financiamento privado sem limites, sem controlo e sem transparência”, alerta.

Para João Paulo Batalha, a tensão populista surge da forma como os partidos fizeram esta alteração legislativa. “Nas costas dos cidadãos, sem debate público, sem audição de peritos, sem sequer haver transparência sobre quem propôs o quê. Óbvio que isto cria uma imagem de saque das instituições públicas, que obviamente convida ao aparecimento de reacções populistas antipartidos e antidemocracia”.

O Presidente da República já disse desconhecer as mudanças ao financiamento partidário além da "alteração fundamental" no modelo de fiscalização que tinha sido pedida pelo Tribunal Constitucional e adiantou que irá analisar o texto.

O Parlamento aprovou na quinta-feira passada, em votação final global, por via electrónica, alterações à lei do financiamento dos partidos, com a oposição do CDS-PP e do PAN, que discordam do fim do limite para a angariação de fundos.

Há mais de um ano que o presidente do Tribunal Constitucional solicitou ao Parlamento uma alteração no modelo de fiscalização para introduzir uma instância de recurso das decisões tomadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Santos
    28 dez, 2017 Porto 15:12
    Quase nem vale a pena comentar! O sentimento de ofensa, ultrapassa o raciocínio do português que vive do seu salário e paga (e de que maneira) os seus impostos. Reuniões ás escondidas, onde todos os partidos (sem vergonha) são parte interessada. Como é possível? Como é possível, legislar em causa própria, num país que se diz democrata? Não espanta que esta proposta seja "chumbada" pelo presidente da república. E é o mínimo que deve fazer. Esta desenvergonhada proposta, não é mais do que aumentar, de forma subrepticia, a capacidade de produção da lavagem de dinheiro, que serve para tudo, menos para aquilo que devia. Os partidos, deviam ser rigorosamente escrutinados e controlados. Mas como, se são os próprios a nomear os escrutinadores? E a dívida, sempre a aumentar, porque interessa apenas, é receber. Uma democracia, precisa de partidos. Mas serão estes os partidos que fazem a democracia? Tenho muitas dúvidas.
  • 27 dez, 2017 23:44
    Não sei se já repararam, mas, esta discussão teve "a virtude", de se deixar de falar nas Raríssimas... pois as "Raríssimas" são tantas, que o pessoal fica baralhado... Estamos a caminho da "ditadura da democracia"!
  • LAMENTÁVEL!!!
    27 dez, 2017 GODIM 20:18
    Que o PS E O PSD provassem a novo financiamento dos partidos até posso admitir, pois necessitam de verbas para pagarem à elevada clientela. Agora o PCP e BE? entrarem no saco da mesma farinha? Porra!!!
  • Emigrante
    27 dez, 2017 Reino Unido 19:52
    Só mostra que nada muda em Portugal.Nem o bloco que eu pensava tinha alguma integridade votou contra.Sao todos a mesma corja o único objetivo é chafurdar no tacho.Espero que o presidente vete.
  • Celestino Vaz
    27 dez, 2017 Sobreda 17:14
    Espero muito sinceramente que o Presidente Marcelo vete esta lei. Se não o fizer cai por terra tudo de bom que tem feito até aqui e do qual todos ou quase todos os Portugueses se orgulham. É uma vergonha Nacional. Digo muito sinceramente que se esta lei passar não votarei mais na minha vida em qualquer eleição deste meu País.
  • João Antunes Peres
    27 dez, 2017 Buenos Aires 17:04
    Dos reformados dos que ganham o ordenado mínimo Ninguém fala Chulos parasitas democracia é o que para o bolso dessa cambadaUm dde políticos que não sabem fazer nada se não viver à conta de todos nós
  • Jose Gloria
    27 dez, 2017 Lisboa 16:32
    Mas desta nossa classe politica podia esperar-se alguma coisa diferente ? Só quem não os conhece é que pode ter dúvidas ! O povo que se cuide......até lhe tiram as cuecas !
  • Adamastor
    27 dez, 2017 Lisboa 15:12
    Petição: «Financiamento dos partidos políticos » no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT87860
  • No país da diversão
    27 dez, 2017 Lisboa 14:56
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Um dos problemas são associações que só vêm o que lhes interessa e assim prestam um péssimo serviço à qualidade da democracia. O que é grave neste país não é o que se passa com o dinheiro, é o que se passa com as pessoas que não são tratadas com dignidade e ignoradas pela comunicação social. É claro que quando se fala em dinheiro (ou "circo"), o povo que gosta disso, fala, ou seja afinal são como outros que criticam. Contra o dinheiro, pelos direitos humanos e por uma comunicação social livre!
  • Financiamento dos pa
    27 dez, 2017 Ponta Delgada 14:34
    Não deixem que este assunto avance e que estes políticos não consigam roubar-nos mais. Isto não é um país de Ditadura, rua com esses políticos.

Destaques V+