Tempo
|
A+ / A-

Francisco defende criação de dois estados em Jerusalém

25 dez, 2017 - 11:58

A posição do Santo Padre foi reafirmada esta segunda-feira. O Papa lembrou ainda as crianças que sofrem em várias regiões do globo como a Síria ou a Coreia, para além dos refugiados e migrantes.

A+ / A-
Francisco defende criação de dois estados em Jerusalém
Francisco defende criação de dois estados em Jerusalém

O Papa volta a defender “a coexistência pacífica de dois Estados dentro de fronteiras mutuamente concordadas e internacionalmente reconhecidas” em Jerusalém.

Na bênção Urbi et Orbi, no Vaticano, Francisco aguarda que “o Senhor sustente também os esforços de quantos, na comunidade internacional, se sentem animados pela boa vontade de ajudar aquela martirizada terra a encontrar – não obstante os graves obstáculos – a concórdia, a justiça e a segurança por que há muito aguarda”.

Esta posição do Papa surge poucas semanas depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter decidido que Jerusalém deve ser a capital de Israel.

Na mensagem de Natal, o Sumo Pontífice deixou também uma chamada de atenção para a situação na Síria.

“Vemos Jesus no rosto das crianças sírias, ainda feridas pela guerra que ensanguentou o país nestes anos. Possa a Síria amada encontrar, finalmente, o respeito pela dignidade de todos, através dum esforço concorde por reconstruir o tecido social, independentemente da pertença étnica e religiosa”, referiu.

Também a situação tensa na península coreana não foi esquecida por Francisco.

“Vemos Jesus nas crianças de todo o mundo, onde a paz e a segurança se encontram ameaçadas pelo perigo de tensões e novos conflitos. Rezamos para que se possam superar, na península coreana, as contraposições e aumentar a confiança mútua, no interesse do mundo inteiro”, acrescentou.

O Sumo Pontífice voltou ainda a falar dos refugiados e migrantes que são obrigados “a deixar o seu país, viajando sozinhas em condições desumanas, presa fácil dos traficantes de seres humanos”. “Através dos seus olhos, vemos o drama de tantos migrantes forçados que chegam a pôr a vida em risco, enfrentando viagens extenuantes que por vezes acabam em tragédia”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+