Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Salário mínimo sobe para 580 euros sem acordo de patrões e sindicatos

19 dez, 2017 - 19:08

Não houve acordo entre Governo e parceiros sociais, mas aumento vai-se concretizar a partir de Janeiro.

A+ / A-

Veja também


O salário mínimo nacional vai subir dos actuais 557 euros para os 580 euros, um aumento de 4,1%. Não houve acordo entre Governo e parceiros sociais, mas a subida de 23 euros avança em Janeiro.

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse que as entidades patronais tinham pedido, em contrapartida ao aumento do salário mínimo, que o Executivo se abstivesse de legislar na área laboral, algo que não é aceitável.

“Isso é algo que não pode ser pedido a um Governo, ficar congelada a legislação laboral para que as associações de empregadores pudessem apoiar publicamente o aumento do salário mínimo.”

O governante garante que está sempre disponível "para discutir e tentar compromissos sobre legislação laboral em sede de concertação, mas nunca sob uma pressão desta natureza”.

Sobre as propostas de alteração do Fundo de Compensação, Vieira da Silva disse estar disposto a discutir as mudanças, mas nunca uma descida de 1% para 0,2%.

“Estamos permanentemente a agravar os custos das empresas"

Os patrões também não concordam com a proposta do executivo e João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), criticou a imposição do Governo e a falta de método na actualização do ordenado mínimo.

Na conferência de imprensa após a reunião desta terça-feira, o presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, disse que não se tinha chegado a qualquer entendimento uma vez que o Governo não aceitou as contrapartidas que as empresas pediam. Em causa estava a redução das contribuições para o Fundo de Compensação de Trabalho de 1% para 0,20%, bem como alterações ao pagamento por conta.

No entanto, António Saraiva considera que as contrapartidas são falsas questões: “Estamos permanentemente a agravar os custos das empresas, directa ou indirectamente, e é esse tipo de questões que nós queremos ver alterada. O que nos move é a competitividade, é a estabilidade de relações laborais, é a melhoria da competitividade da economia portuguesa através das suas empresas. Por isso, quando se fala de contrapartidas ou de compensações é uma falsa questão. Os 580 euros nunca estiveram em discussão, são uma imposição do Governo, faz parte do seu programa de Governo. Nada a dizer”.

Da parte das centrais sindicais, Lucinda Dâmaso, da UGT, explicou que não foi possível haver acordo devido à intransigência das empresas.

A UGT pedia o aumento para os 585 euros, mas estava disposta a aceitar as modificações ao Fundo de Compensação de Trabalho, como pediam as entidades patronais.

A CGTP insistiu nos 600 euros de salário mínimo já a partir de Janeiro – mais 20 euros em relação à proposta do Governo, que resultou de um acordo com o Bloco de Esquerda.

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considera que, pelo menos, o “Governo aprendeu” que as "cedências sistemáticas" aos patrões são “inadmissíveis e imorais”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    19 dez, 2017 Porto 21:48
    Sobe, sobe, salário sobe, e ninguém faz contas ao que entretanto vai subindo de bens essenciais que este aumento já nem cobre. Pobre País!....
  • José Seco
    19 dez, 2017 Lisboa 21:12
    Salário? Mas isto é algum salário? Os milhares que os governos gastam ao pagar aos amigos das raríssimas e de tantas outras empresas onde têm os seus amiguinhos chegava bem para financiar o aumento do salário mínimo para pelo menos o dobro!
  • AGS
    19 dez, 2017 AMADORA 20:57
    TANTA HIPOCRISIA . TANTA GENTE A FINGIR QUE FAZ E NADA FAZ NEM DEIXA FAZER .PASSAM HORAS E DIAS A DISCUTIR MIGALHAS . ESTÁ BEM Á VISTA QUE UM SALARIO DE 600/700 OU QUALQUER COISA ACIMA DISTO É UMA GOTA DE AGUA QUE NÃO IMPEDE NENHUM PATRAO DE TROCAR DE MERCEDES , FERRARI OU PORCHE DE 2 EM 2 ANOS MAS TABALHADOR A GANHAR O SALARIO MINIMO DEVE SER RESIDENTE NA QUINTA DA MARINHA , ABELOURA E OUTROS QUE TAIS .TENHAM VERGONHA E DEIXEM DE GOZAR E VIVER Á CUSTA DA MISERIA DOS OUTROS
  • Jose
    19 dez, 2017 Lisboa 19:54
    Quem é que consegue viver com 580? As rendas a aumentar, os produtos a aumentar e depois dão uma migalha de 20 euros. Depois não se admirem de sermos o país da Europa com a natalidade mais baixa, impossível governar uma casa com salários tão baixos.

Destaques V+